02 Março 21
Fast Fashion

T

Amazon filma série biográfica sobre o fundador da Zara

Amâncio Ortega, fundador da Zara e do grupo Inditex e um dos homens mais ricos do mundo, será o protagonista de uma nova série documental da plataforma de streaming Amazon Prime. “Amancio Ortega: O Homem da Zara” é o nome da produção televisiva que ao longo de oito episódios vai contar a história de vida do empresário têxtil. O projecto está em pré-produção e a estreia está prevista para o final deste ano ou início de 2022.

A série é uma parceria da plataforma norte-americana e a produtora galega Ficción Producciones e pretende dar a conhecer a história de vida do empresário têxtil de maior sucesso a nível internacional. Normalmente fora dos holofotes, sem conceder entrevistas ou comparecer a eventos públicos, Amancio Ortega apenas levantou o véu sobre a sua vida numa biografia publicada em 2008, pela jornalista Covadonga O’Shea, que lhe fez um conjunto de entrevistas de vida. O livro “Así es Amancio Ortega, el hombre que creó Zara” inspira agora os produtores da série documental.

De acordo com a imprensa espanhola, o papel de Amancio Ortega será interpretado pelo ator Javier Gutierrez e as filmagens vão decorrer em vários localizações, sobretudo na Galiza, mas com passagens também em várias outras localizações, incluindo Portugal. O projecto ainda não tem data de estreia anunciada, mas o objetivo é que esteja disponível para os subscritores da Amazon Prime Vídeo no final deste ano ou início do próximo.

Com uma fortuna estimada em 60 mil milhões de euros, Amancio Ortega é o homem mais rico de Espanha e um dos mais ricos do mundo (chegou a estar no topo do ranking da Forbes em 2015). Atualmente com 84 anos, começou a trabalhar com vestuário aos 14, numa loja de roupa na cidade da Corunha, e em 1975 inaugurou na mesma cidade a primeira loja Zara, arrancando um projecto de expansão à escala global. O grupo é também detentor das marcas Massimo Dutti, Pull & Bear, Bershka, Lefties, Oysho e Uterque, e para além da moda, dedica-se ao investimento imobiliário, através da sua subsidiária Pontagadea.

Partilhar