12 março 24
Certificação

Bebiana Rocha

All Cost evidencia aposta na economia circular

A All Cost criou um projeto interno em torno da economia circular, a que chamou RDZero – Resíduos e Desperdício Zero. O objetivo da criação deste selo da empresa é garantir que faz uma monitorização dos recursos utilizados nas várias fases do ciclo de vida do produto.

“Pretendemos sensibilizar e capacitar toda a cadeia produtiva desde os colaboradores, fornecedores, subcontratados e clientes para uma economia circular que tem como finalidade a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e recursos”, partilha na sua página de Linkedin.

Entre os objetivos já traçados estão: a implementação de medidas para a redução de resíduos que provêm da produção dos seus artigos, a reutilização máxima dos resíduos que resultam dos seus produtos, a reciclagem de todos os resíduos que não sejam passíveis de reutilização, o assegurar da recolha de artigos em fim de vida, a criação de produtos focados na redução máxima do impacto ambiental e uma aproximação às instituições sociais para apoiar causas.

No novo site, a RDZero apresenta também a sua metodologia de trabalho para conseguir a tão almejada otimização de recursos: numa primeira parte estão os mapas de corte (“contabilização dos resíduos e desperdícios provenientes do corte”); depois a reutilização de matérias-primas (“redução do consumo de plástico” e “realização de parcerias com outras empresas” para dar uma finalidade aos desperdícios) e design zero, (“elaboração de projetos tendo por base o principio de upcylcing”).

Nas fases seguintes estão contempladas: reciclagem dos resíduos (“recolha dos resíduos dos clientes para reciclar”), e a realização de ações sociais (“integração de instituições sociais nas ações RDZero”, “doação de resíduos têxteis para associações protetoras dos animais” e “parcerias com instituições de ensino para estimular os novos designers”).

Por fim, foi também pensada a logística ecológica (“recolha de paletes e caixas de cartão para promover a reutilização” e “redução da pegada ecológica no transporte/distribuição dos produtos”), contemplação de indicadores ambientais (“informar os clientes sobre os indicadores ambientais provenientes das encomendas realizadas”) e atribuição de certificação e qualificação (“fornecimento de conteúdos personalizados aos clientes integrados no projeto” e atribuição de “selos exclusivos aos clientes”).

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