10 de novembro 22
Internacionalização

Maria Monteiro

AICEP abre delegações na Finlândia e na Noruega

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) acaba de abrir novos escritórios em Oslo, capital da Noruega, e em Helsínquia, capital da Finlândia, dando assim um novo contributo para o apoio às exportações e aos negócios das empresas portuguesas naqueles dois mercados do norte da Europa.

Além do presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, as novas instalações contaram com as presenças, do secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, do secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro e dos embaixadores de Portugal nos respetivos países.

Aprofundar as relações económicas bilaterais, estabelecer novas parcerias e potenciar novos projetos de investimento para Portugal é o propósito da AICEP com este investimento nos países nórdicos, “que são um bom mercado de diversificação para as empresas portuguesas dentro da Europa e ainda existe uma boa margem de progressão em termos de quota de mercado”. “São ainda países que valorizam a qualidade, o design e a sustentabilidade, em que as empresas portuguesas são competitivas”, aponta a agência.

Nos últimos anos, os países nórdicos têm tido taxas de crescimento interessantes na balança comercial portuguesa e segundo dados estatísticos das exportações, a dezembro de 2021, a soma dos quatro mercados nórdicos – Suécia, Finlândia, Noruega e Dinamarca – posiciona-os como o 8º cliente de Portugal, que paralelamente “tem aumentado o número de empresas exportadas de bens para estes países, com a exportação de serviços também a registar um crescimento constante” acrescentou a AICEP.

Partilhar