Ana Rodrigues
‘Black and White’ é o nome da coleção cápsula da Acatel que “faz parte de uma nova linha de coleções que não integram diretamente em nenhuma coleção sazonal”, explicou José Machado, designer gráfico da Acatel, ao T Jornal. A adaptação da produção às novas condicionantes do mercado é um dos pressupostos da estratégia da empresa.
Com as mudanças na sociedade, as alterações climáticas, o coronavírus e a guerra na Ucrânia, as empresas têm de adaptar-se às incertezas do mercado e às quedas nas vendas e a Acatel também assim o fez, “tornado as suas coleções não sazonais e, portanto, respondendo às necessidades que o mercado pede”, nomeadamente o “foco no sem estação, o genderfluid e o cliente final”, explica o designer gráfico da Acatel.
Refletindo a identidade da empresa de Barcelos, as novas e futuras coleções focam-se, igualmente, nos compromissos com a circularidade, a sustentabilidade e a pegada-zero ambiental. Com uma inspiração no verão e na botânica, ‘Black and White’ é preenchida das tonalidades conseguidas através da impressão das cores, preto e branco. “É uma coleção que é estampada em digital que usa água de forma residual, mas todo processo é baseado na circularidade, desde os fios até aos acabamentos”, revela José Machado.
Uma coleção que conjuga designs elegantes, sofisticação, glamour, casualidade e simplicidade. Apesar da dualidade do preto e branco, “os estampados não estão presos a nenhuma base e a nenhum género, sendo as simulações nas peças apenas sugestão de uso”, conclui o designer gráfico.
A tecnologia ‘Moov & Cool’, os acabamentos moisture boost com cápsulas Q10, o acabamento feito de algodão reciclado e os acabamentos BioSoftener4 e BioSoftener3 são alguns dos exemplos que a Acatel tem vindo a anunciar desde agosto de 2022 e que, não só se alinham na vontade de verticalidade da empresa, mas também no seu foco na inovação, na sustentabilidade, na circularidade do produto e na adaptação ao mercado atual.