10 Fevereiro 22
Indústria

Mariana D'Orey

Acatel reforça transparência e circularidade das coleções

São muitas as novidades que a Acatel, empresa do Grupo Impetus, apresenta na Première Vision, a feira internacional que termina esta quinta-feira em Paris. Entre essas muitas novidades, a empresa destaca a coleção E*retrace desenvolvida parcialmente através de resíduos pós-industrial da produção do próprio grupo.

“É uma clara evidência da nossa missão de sermos cada vez mais transparentes e circulares”, considera Susana Serrano, CEO da empresa de tinturaria, mercerização e acabamento de malhas do Grupo Impetus. Trata-se de uma coleção desenvolvida através de resíduos pós-industrial do Grupo Impetus e fibras Ecovero, ou seja, descreve Susana Serrano, “são produtos desenvolvidos com 30% de desperdício do grupo. Os outros 70% são fibras também elas sustentáveis”.

Mas não só de circularidade se trata a nova coleção da Acatel, que tem motivado um stand sempre cheio na PV Paris, que aposta também na rastreabilidade dos produtos. “A E*retrace integra a tecnologia fibertrace, que apresentámos em setembro de 2021, e que, através de um pequeno dispositivo, permite rastrear a composição do produto”, explica Susana Serrano.

Para além desta coleção, a Acatel apresenta também em Paris uma linha de estampados compustáveis que “podemos colocar na terra no seu final de vida sem qualquer impacto negativo para o ambiente”, conta a CEO da empresa.

A parceria com a Colorfix que, através de uma tecnologia inovadora, é capaz de extrair o ADN de uma planta ou animal e transpor a sua cor para a utilização em produtos têxteis é um dos outros grandes destaques da presença da Acatel na PV Paris. “Estamos a falar de um tingimento numa reação de um para um o que, em termos de redução de consumo de água, é absolutamente extraordinário. Acresce que água utilizada sai limpa e pode, por isso, ser reutilizada. É uma coleção 100% natural com acabamento vegetal, 0% de químicos”, congratula-se Susana Serrano.

“Queremos estar à frente da legislação e ir trilhando o nosso caminho de sustentabilidade, transparência e circularidade”, remata a CEO da Acatel.

Partilhar