06 outubro 22
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

Acatel aprofunda aposta nos acabamentos sustentáveis

A coleção outono-inverno 23/24 da Acatel continua a trazer novidades, contribuindo para o foco na verticalidade e na sustentabilidade da empresa. Depois de Moov & Cool, dos acabamentos moisture boost com cápsulas Q10 e do acabamento feito de algodão reciclado, a Acatel lança agora o BioSoftener4 e o BioSoftener3.

Com um toque suave e macio ao desgaste, o BioSoftener 4 é um acabamento feito à base de sementes de plantas e componentes de bioresíduos adequado para qualquer fibra. O acabamento tem certificação C2C Platinum, o mais alto padrão em Cradle to Cradle Certified, que garante até 60% de redução de CO2, em comparação com produtos de desempenho semelhante de padrão sintético.

Por seu turno, o BioSoftener 3 é um acabamento absorvente ecológico para algodão que é macio, fresco e re-hidratante e que conjuga duas características: a Refribra Lenzing e o ácido poliláctico.

A Refribra Lenzing deriva de madeira sustentável e detém uma redução de 50% no impacto da água e 50% redução de CO2. Esta constitui a vertente ecológica do acabamento, uma vez que permite que os tecidos se decomponham em apenas 3 meses (face aos 200 anos que o poliéster toma a decompor-se).

Já o ácido poliláctico é um termoplástico ecológico derivado de plantas. A substância que forma a fibra garante uma maior suavidade, durabilidade e cuidado aos tecidos, e é um polímero no qual pelo menos 85%, em peso, são unidades de éster de ácido láctico derivado de açúcares naturais.

Partilhar