25 Outubro 19
Emprego

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“Abre a tua mente”, o futuro está no têxtil e moda

A Comissão Europeia avança com campanha para atrair jovens para as indústrias do sector da moda. Chama-se “Open your mind” (abre a tua mente) e aponta para as oportunidades de carreira numa área com 225 mil empresas e que gera mais de 200 mil milhões todos os anos.

A par das necessidades crescentes de engenheiros, ou especialistas em design, marketing ou logística, também à volta de um quarto dos 2,2 milhões de trabalhadores do têxtil, vestuário, curtumes e calçado na Europa têm hoje mais de 55 anos. E vai ser preciso substituí-los.

É com estas contas que as entidades europeias calculam que, na próxima década, a indústria de moda vai precisar de cerca de novos 400 mil profissionais. A aposta neste sector passa pelo projecto de atração das novas gerações, daí que as instituições europeias avancem agora com o projecto “Open your mind”.

Da responsabilidade da Agência Executiva para as Pequenas e Médias Empresas (EASME) e da Direção Geral do Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME’s (DG Grow), tem como objectivo divulgar oportunidades de emprego em escolas e centros de formação dos vários países onde a indústria da moda é relevante. Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Roménia e Polónia, estão no centro da campanha que pretende fazer com que os jovens ultrapassem preconceitos olhem para o têxtil e moda como áreas de grande futuro.

A linhas gerais do programa foram apresentadas esta quinta-feira na Alfandega do Porto, no âmbito do Portugal Fashion, tendo sido revelado que inclui a organização de open days em empresas como Riopele, Calvelex ou Kyaia (calçado), visitas ao Modatex e a presença em eventos ligados à moda, como a MODtissimo, Portugal Fashion e Moda Lisboa.

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