13 janeiro 23
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A ressurreição do linho segundo a Belfama

Roupões com linho por fora e algodão (ou mistura de linho e algodão) por dentro foram um dos produtos que mais atraíram as atenções no stand da Belfama na Heimtextil.

“Temos clientes escandinavos que nos encomendam toalhas 100% linho, para usarem na sauna, mas o algodão continua a ser muito importante”, explica Jorge Lopes, o poliglota (fala sete línguas) responsável pela área comercial da têxtil lar de Moreira de Cónegos.

“No princípio só havia felpos no Império Otomano. No resto do mundo as toalhas e os lençóis eram de linho”, esclarece Jorge Lopes.

A toalha da avó é a designação para um dos seus produtos adoptada pela empresa, que tem na Escandinávia o seu principal mercado, seguido da Itália e da França. “A Zara já nos comprou coisas, mas apenas produtos premium”, precisa o comercial.

“O México e Chile, onde já temos parceiros, são os novos mercados a explorar”, afirma Jorge Lopes, acrescentando que para a Belfama não há clientes no sentido tradicional do termo, mas sim parceiros com quem examinam em conjunto a melhor maneira de servir o consumidor final.

A Belfama, que se dedica exclusivamente ao banho, fechou 2022 com um volume de negócios de 10 milhões de euros, superior em 10% ao de 2021, e apesar de olhar para 2023 com um ponto de interrogação, espera fazer um volume de vendas igual ou até mesmo superior ao do ano passado.

“Este ano é uma incógnita. Contudo a nossa ambição não é crescer a todo o custo, mas de uma forma sustentável. Trabalhamos com capitais próprios, não alinhamos em aventuras. Queremos ser uma grande empresa e não apenas uma empresa grande”, resume o comercial.

Para este ano está previsto um investimento de 1,2 milhões de euros em painéis solares e nova maquinaria – a ideia é a substituição de equipamentos, o aumento da capacidade instalada virá por acréscimo da maior eficiência das novas máquinas.

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