T57 - Outubro 2020
Loja

The next big thing

"Não se trata de ter a The big thing mas sim The next big thing, aquela que ainda ninguém descobriu ou deu oportunidade”, explica Edgar Ferreira, um dos fundadores da The Feeting Room

Cláudia Azevedo Lopes

O grande casarão na rua do passeio alegre, que com as suas cinco janelas olha imponente sobre a rua e a imensidão do mar azul, faz adivinhar as igualmente grandes pretensões do The Feeting Room (TFR), que encontrou neste espaço da Foz do Porto uma nova casa para o seu projeto. Um espaço que espelha os grandes planos que este marketplace omnicanal tem para o futuro: em conjunto com a abertura desta nova loja, apelidada de “House of Labels”, o The Feeting Room dá os primeiros passos no seu plano de internacionalização e investe na presença online.

Foi após uma viagem aos Estados Unidos que os fundadores do The Feeting Room, Guilherme Oliveira e Edgar Ferreira, decidiram que estava na hora de partir para a abertura de um novo espaço, desta vez focado em dar ainda mais destaque às marcas, numa lógica de shop in shop – ou seja, uma loja dentro da loja – onde cada marca teria um espaço de exposição específico para os seus produtos.

Quando foi a altura de escolher o local, quiseram fugir da Baixa do Porto, onde o boom do turismo afastava os clientes portugueses, mas ao mesmo tempo não estavam dispostos a abdicar do poder de compra dos compradores estrangeiros. Até que um dia Guilherme se deparou com o edifício durante um passeio pela Foz. O momento eureka surgiu quando viu o sinal de paragem do elétrico número 1 mesmo em frente à porta. “Aqui estamos longe da confusão turística na baixa, mas temos o elétrico que, em era pré-Covid, nos deixava ficar aqui à porta cerca de 800 turistas por dia. Agora são menos mas mesmo assim não nos podemos queixar. Ao mesmo tempo, conseguimos captar a atenção dos habitantes desta zona, assim como dos de Matosinhos, que fogem da Baixa”, revela Edgar Ferreira.

Escolhido o local e o conceito, só faltava selecionar as marcas, ao todo 36 de entre as mais de 100 que neste momento têm presentes nas outras lojas. O critério: aquelas que se adequassem melhor ao novo local e que melhor conseguissem espelhar o conceito do projeto. No entanto, aqui não há lugares cativos e a ideia é que haja grande rotatividade de talentos no espaço. “Nós somos uma hub de descoberta de talentos. Não se trata de ter a The big thing mas sim The next big thing, aquela que ainda ninguém descobriu ou deu oportunidade”, reforça Edgar.

Cada marca tem o seu espaço designado dentro da loja, até com uma placa que a identifica conta ao cliente a sua história. E porque casa nova, vida nova, este novo espaço significou também a abertura a um segmento infantil, que até agora não tinham explorado. “Éramos constantemente contactados por marcas de vestuário infantil que queriam fazer parte do nosso projeto e vimos que muitas delas tinham percursos muito interessantes e muita qualidade. Decidimos arriscar. Caso corra bem, podemos até avançar para um spin-off e criar um TFR só para marcas de criança”, revela Guilherme Oliveira.

Em marcha estão também os planos de abertura de duas lojas TFR na Europa Central, uma na Alemanha e outra na Áustria, assim como uma parceria com uma cadeira internacional de hotéis – que detém 80 espaços – para integração do conceito The Feeting Room num espaço teste numa das localizações do grupo que, a correr bem, se irá alargar a outros locais.

A Loja

The Feeting Room – House of Labels
Passeio Alegre, 550
4150-677 Porto

Ano de abertura 2020 Produtos Roupa e calçado de homem, mulher e criança, acessórios, cerâmica e publicações Conceito Ser um hub de descoberta onde a loja e as marcas trabalham em parceria na promoção de talento independente Outras lojas Em Lisboa, no Chiado, e no largo dos Lóios, no Porto Outros Serviços O Negra Café, que serve refeições ligeiras e faz serviço de cafetaria Vendas Online Através do site www.thefeetingroom.com, numa lógica de onmicanalidade com as lojas

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