T71 - Março/Abril 2022
Loja

O dia-a-dia que leva ao sucesso

Os registos oficiais dizem que foi fundada em 2015, mas a verdade é que a história da Daily Day começou – tal como todas as boas histórias – bem antes. Foi em 1934 que Manuel Prata, o avó de Filipe Prata, atual diretor-geral da Daily Day, decidiu estudar alfaiataria, ofício que não só exerceu como passou a cinco dos seus dez filhos – cinco homens e cinco mulheres.

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Foi aos homens que ensinou a arte. E a doutrina deve ter sido boa,  pois todos os cinco se dedicaram à atividade. Entre eles estava o pai de Filipe, Emanuel Prata, que viria a fundar a Prata & Borges, que fabricava vestuário para empresas maiores em regime de subcontratação. Dos seus três filhos, nenhum deles fez formação ligada à têxtil mas quando a crise bateu à porta em 2009, Filipe, engenheiro civil, decidiu largar a profissão para ajudar a empresa da família. 

“O primeiro problema que identifiquei foi a excessiva dependência de terceiros. Tínhamos de subir na cadeia de valor e arranjar os nossos próprios clientes, e partir para a exportação”, explica Filipe Prata. Ao fim de poucos meses estavam a trabalhar praticamente a 100% para a exportação e o sucesso fez com que em 2012 criassem a marca Lagofra, orientada unicamente para o mercado da exportação.

A ideia de criar uma marca própria de venda direta ao público borbulhava nos pensamentos de Filipe, que em 2014 cria a Daily Day, que tem como bandeira o know-how, qualidade e design do made in Portugal. Um ano depois, inauguravam a primeira loja da marca, de frente para a Avenida dos Aliados, que funcionava como espaço multimarca e incluía peças de outros criadores nacionais. Aí ficaram até que a pressão imobiliária sentida na Baixa do Porto obrigou a procurar um novo poiso, altura em que receberam um convite do Centro Comercial Bombarda para integrarem o portefólio das suas lojas. “Aceitámos de imediato. Este espaço está inserido num quarteirão muito especial, que nos diz muito”, explica Filipe. 

Com a pandemia, tudo mudou. As vendas sofreram uma quebra de 90% e mal se começou a falar da necessidade de máscaras sociais, Filipe decidiu-se a não deixar escapar a oportunidade. Quando o CITEVE publicou a lista das primeiras três empresas certificadas, a Daily Day era uma delas. “Durante o primeiro mês, trabalhámos cerca de 18 horas por dia. Portugal inteiro caiu em cima de nós. A afluência era tanta que a loja online bloqueou”, conta Filipe.

Desde então, a loja online sofreu melhorias e alargou a gama de produtos, o que ditou a inauguração de mais um espaço Daily Day, desta vez em Ermesinde, onde para além de mais uma loja, está centralizada toda a operação online da marca. Para além disso, está presente em lojas multimarca nos Estados Unidos e vende para toda a Europa através da plataforma online. O avô Manuel ficaria orgulhoso. 

A Loja

Daily Day
CC Bombarda - Rua Miguel Bombarda, 285 Loja 13
4050-381 Porto

Ano de abertura 2015 Produtos Vestuário feminino e masculino, máscaras e golas para adulto e criança Público-alvo Cliente adulto, urbano e eclético, que procura algo diferente da oferta mainstream Empresa-mãe Daily Day Studios, que incorpora as marcas Daily Day e a Lagofra Outras lojas Espaço multifunções em Ermesinde que junta loja e centro de operações do online

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