Mínimo é o máximo: o poder da t-shirt
Fashion Forward

Juliana Cavalcanti

É a peça de vestuário mais versátil que se pode ter no armário: a t-shirt branca. Será que o minimal agora é o máximo?

Hoje decidi falar sobre uma peça que está em todo e qualquer guarda-roupa – feminino e masculino, mas que nem sempre recebe o devido valor: o pão nosso de cada dia, a t-shirt.

Fui pesquisar e encontrei alguns factos interessantes, sobre os quais muitas vezes as pessoas nem param para pensar. Sabe o porque se chama T-Shirt? Pelo formato em T que ela cria com as mangas curtas. E sabem quando surgiu? Foi no século XIX e inicialmente era usada como roupa íntima. Logo foi adotada pelos mineiros por serem peças fáceis e leves para aguentar o calor do ambiente de trabalho.

Daí que se tenha tornado numa peça usada por diversos trabalhadores por ser prática, fácil de lavar e bastante económica. Desde então até hoje a T-Shirt sofreu uma grande evolução e tornou-se peça-chave de qualquer armário.

No entanto muitos não a valorizam como acredito que ela deve ser valorizada. Se pensarmos bem é uma peça que serve como jocker para os mais variados looks.

Eu, pessoalmente, sou grande fã das composições que esta simples peça pode proporcionar. Nada é mais “understated” que uma boa t-shirt branca, uma calça de ganga e um blazer. Este jogo de peças básicas com uma peça mais “elevada” cria um conjunto super atual. Ao mesmo tempo ela pode servir para sobreposições com vestidos (aquela famosa combinação da T-shirt com um slip dress de alças), com macacões, com outro top sem mangas por cima.

Menos é mais
Nada é mais “understated” que uma boa t-shirt branca, uma calça de ganga e um blazer.
Este jogo de peças por cima da sua tee eleva qualquer look.

Para além das diversas formas de a usar, temos hoje em dia também as diversas formas em que ela aparece, ou seja, a indústria percebeu o poder desta peça e apostou em formas de a diferenciar que não só o modelo básico liso. Hoje temos marcas exclusivas de t-shirts com as mais variadas estampas, grafismos (as famosas frases de efeito são uma febre e tornaram-se numa forma de passar mensagens pessoais), bordados e aplicações de materiais diversos (rendas, plumas, cristais..). Não há limite para a criatividade – tudo é possível hoje em dia com uma simples t-shirt. Há até quem a use em eventos formais ou galas, composta com peças mais sofisticadas. Claro que é preciso ter cuidado e bom senso para perceber se é apropriado ao evento, mas já vi casos assim de sucesso!

A nossa tee vai ser sempre uma peça-chave, o básico mais básico e essencial do nosso guarda-roupa. Cabe a nós tentarmos ser o mais criativos possível para fazer o melhor uso de uma peça tão consensual. Não tenha medo, arrisque e vai ver como neste caso o menos poder ser bastante mais!

Partilhar