T73 - Junho 2022
Empresa

Uma academia onde as mulheres se impõem

A Marjomotex é uma fábrica de confecções especializada em denim, onde 30 mulheres se impõe e rasgam o sorriso do seu General Manager.

T

Na foto vê-se apenas um homem, mas Mónica Afonso explica que há um outro lá atrás e ainda mais dois que não estão na imagem. Um é o comercial da empresa e o outro ainda divide o estágio com a Universidade Lusíada onde finaliza o curso de Gestão Industrial e, por isso, não vestiram nesse dia a camisola da Marjomotex. 

Ao todo, são 30 mulheres que deixam esse sorriso rasgado na face da General Manager (ao centro) da fábrica de confecções especializada em denim, muitas delas no primeiro e único emprego, onde se cruzam gerações de mães, filhas, cunhadas e irmãs. É quase como uma academia de mulheres, onde a formação é uma constante, com ações de team building que por vezes incluem piqueniques ou passeios. O último foi aos passadiços do Paiva. 

“Investimos sempre na formação para fomentar o espírito de equipa e cooperação, a qualidade dos recursos humanos é o nosso paradigma. Liderar é muito mais que mandar, exige conhecimento, perceber que não é o ‘sempre foi assim’, que as coisas estão em mudança constante”, explica Mónica Afonso, que fala da equipa “como uma segunda família” e da “grande vitória de ter conseguido manter todos os empregos”. 

Fundada pelos pais em 1977, que deixaram os empregos numa confecção, e com o nome inspirado no mês abertura (março) e nos nomes dos filhos (Jorge e Mónica), o plano familiar passava pela sucessão de pai para filho, mas o desaparecimento precoce do progenitor obrigou Mónica – que se tinha formado em Gestão e trabalhava em contabilidade – a vir em socorro do irmão para apoiar na parte financeira. Mas passaram poucos anos e uma nova fatalidade deixou-a sozinha com a empresa e as empregadas nas mãos.

“Cheguei a pensar parar, mas cresci aqui no meio delas, são como uma segunda família e tive que assumir em pleno”, conta Mónica, que hoje se “sente gratificada por ter dado continuidade e ter mantido as funcionárias” às quais agradece também “por terem estado sempre comigo e terem enfrentado juntas as dificuldades”. 

Dificuldade que surgiram quando decidiu que para enfrentar o futuro a Marjomotex tinha que mudar de paradigma e o tipo de clientes. Ou seja da confeção a feitio para a contratação direta, verticalizando a atividade, o que fez com que os até então clientes passassem a vê-la como concorrente. 

Mas em pouco tempo acabou por duplicar a facturação, do denim e calças passou a produzir qualquer outro material, em sarjas, bombazines, malhas etc. Em regime de private label, com produto pensado pelo cliente, com os moldes e tabelas de medida de cada cliente, ao que junta a personalização de acessórios e etiquetas. 

“Somos o parceiro produtivo das marcas. É a vantagem de estarmos no seio do cluster, tudo o que é necessário está na proximidade. Temos parceiros com muita qualidade inovação, principalmente nos processos de lavagem ou tingimento, com preocupações de sustentabilidade e certificações”, explica Mónica Afonso. 

De forma direta ou indirecta, a empresa exporta praticamente a 100% com clientes que vão desde a Alemanha, o principal destino, aos países nórdicos, Espanha e Reino Unido. Com o brexit e os problemas burocráticos iniciais, “os clientes que tinha reforçaram e até apareceram mais – Portugal é o melhor fornecedor”, e também “com a pandemia e a procura pelo produto casual tivemos mais encomendas”, regista a gestora, que não quer avançar números mas aponta um crescimento da facturação de 30% em 2020 e de 20% em 2021, que perspectiva manter no final deste ano.

O periscópio aponta agora também a clientes dos EUA e do Canadá – com coisas já encaminhadas – mas ainda que o futuro passe pela subcontratação nunca vai extinguir o braço produtivo. “O know-how delas é o património da empresa”, conclui Mónica.

A Empresa

Marjomotex

Rua da Varziela 852 
4760-692 Outiz, VN Famalicão

O que é Empresa de confecções Tipo de clientes Private Label (“somos o parceiro produtivo das marcas”) Exportações De forma direta ou indirecta rondam os 100%. Trabalhadores À volta de 30 pessoas Faturação Crescimento de 20% no último ano

Partilhar