T88 - Novembro 23
Empresa

Democratizar o golfe através da moda

O conceito nasceu em 2020, quando José regressou a Portugal após ter passado um período nos Estados Unidos. O empreendedor parecia ter o destino traçado à nascença: além de praticar golfe desde terna idade, é bisneto do fundador da empresa TMG e por isso o conhecimento do mundo dos têxteis não veio do agora.

T

José Furtado, Tiago Osório e Marcos Fonseca são três amigos e atualmente sócios, que juntaram o gosto pelo desporto e pela moda num projeto que pretende impulsionar e democratizar a modalidade do golfe em Portugal. Foi da união destes três empreendedores que surgiu a Matize, uma marca que comercializa vestuário e acessórios direcionados à prática específica do golfe.

O conceito nasceu em 2020, quando José regressou a Portugal após ter passado um período nos Estados Unidos. O empreendedor parecia ter o destino traçado à nascença: além de praticar golfe desde terna idade, é bisneto do fundador da empresa TMG e por isso o conhecimento do mundo dos têxteis não veio do agora.

Atualmente, a Matize tem uma loja pop up na Quinta do Fojo, em Gaia, mas as vendas são realizadas maioritariamente online. Também é possível encontrar as peças à venda em entre dez a 15 clubes de golfe, de norte a sul do país. A empresa faz parte de diversos projetos, um deles o 9 semanas e meia. A iniciativa, concretizada por Tiago, responsável pelas vendas (professor de golfe na Quinta do Fojo e membro da Federação Portuguesa de Golfe), leva à organização de um curso de introdução ao golfe. Já o terceiro fundador é atualmente o diretor de marketing, tendo feito carreira ligada à indústria têxtil e da moda.

Em termos de posicionamento, o mercado nacional representa atualmente cerca de 90% das vendas da marca – isto porque, para José Furtado, o caminho faz-se devagar: “primeiro tenho de desenvolver o mercado aqui, pois eu tenho de ser grande onde começo. Queremos ser a maior marca de golfe em Portugal. Só depois, é que alavancamos essa posição para vendas externas. Já estamos ativamente a exportar, nomeadamente para o Canadá, os Estados Unidos e principalmente a Europa. Mas ainda estamos a fazer marketing research para percebemos quais são os mercados mais fortes”, disse.

Algo que distingue a Matize e que tem sido uma mais valia na sua afirmação no mercado é a rápida capacidade de criar modelos personalizados para os clientes, com um logótipo estampado ou um padrão diferente. “Em dois meses conseguimos fazer isto; já as maiores marcas de golfe não têm essa possibilidade, pois as produções são muito maiores. No fundo, acabam por ser coleções mais pequenas, mais direcionadas ao que o cliente quer e que acrescentam valor. Isso e também o nosso preço bastante atrativo”, explicou.

O que é também uma vantagem é a sua preocupação pela sustentabilidade e qualidade, começando pelo facto de as peças serem feitas 100% em Portugal. “Nós usamos materiais sustentáveis de alta qualidade, com uma maior durabilidade. Vamos às fábricas que produzem as melhores malhas, fazemos produções dead stock e trabalhamos com parceiros que têm uma rastreabilidade altamente sofisticada. Além disto, tudo é feito num raio de 10km. Fazemos tudo no conselho de Vila Nova de Famalicão”, contou.

Tendo sido um ano de muita aprendizagem para os três sócios, a bagagem para 2024 é muito mais estratégica e, segundo José Furtado, os investimentos já estão em mente: “queremos ter uma loja própria, mais parcerias em lojas e campos de golfe, assim como lojas internacionais. Existem 100 campos de golfe, não estamos nos 100, não iremos estar, mas queremos pelo menos estar em metade. Além disto, as feiras são algo com relevância”, concluiu.

A Empresa

Matize
R. Nova do Fojo 238
4400-232 Vila Nova de Gaia

O que faz? Comercializa vestuário e acessórios de golfe Colaboradores: Três Início de atividade: 2022 Exportações: 10% Faixa etária: clientes entre os 25 e os 45 anos

Partilhar