Tudo novo e ainda bem
T48 - Novembro 19
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

O serviço esmerado e irrepreensível é apenas um dos muitos atributos do recém inaugurado Vinha Nova, em Famalicão, que tem tudo a seu favor - até uma estação de comboios mesmo à porta

Há uns bons 10 anos atrás fui convidado por um cliente e amigo de uma empresa têxtil de Famalicão para almoçar, com a promessa de que me iria fazer uma surpresa levando-me a um restaurante onde eu nunca tinha ido de certeza. Acontece que acertou. Levou-me a um restaurante chamado Benfica e eu comi e calei e devo dizer que, decoração à parte, até gostei.
Dez anos volvidos sou novamente desafiado para ir experimentar um sítio novo que apostavam que eu não conheceria. Mal me acerquei do local verifiquei que era o do tal Benfica e até arrisquei um pedido de mudança de planos, porque afinal não era novidade e certamente haveria outros locais mais aprazíveis para jantarmos na Cidade Têxtil.
Rapidamente fui esclarecido da minha ignorância porque o Benfica ali já tinha “falecido” e aliás até antes deste novo Vinha Nova, já lá tinha tentado a sua sorte um outro chamado Cheers, entretanto também desaparecido.
Ainda bem que sou de dar o braço a torcer (de vez em quando…) porque este novo projecto do Gilberto Rodrigues é imperdível. Sem qualquer tipo de comparação com o anterior,  a começar pela decoração e a acabar no serviço, passando pelo que lá servem, last but not the least.

Um rico risotto
Já o risotto de cogumelos com gambas e azeite de trufa, parabéns para quem o fez com tanta categoria

O Vinha Nova é novo em tudo e ainda bem. As suas duas salas são muito engraçadas, o serviço esmerado, sem ser chato e o que lá pedi e me deram a provar, irrepreensível. Como estava em noite de ser bem mandado, apesar de não ser de sopas, aceitei a sugestão firme de um creme de alho francês e suas texturas, que agora aqui recomendo vivamente.

Já no caso do risotto de cogumelos com gambas e azeite de trufa, os louros são para mim que o escolhi e comi, mas os parabéns são para quem o fez com tanta categoria e frescura. O mesmo podia dizer de um estufado de ervilhas com língua de vaca e ovo escalfado que veio antes do risotto e muito antes do tornedó, mais corriqueiro, com que fechei a minha primeira ida ao Vinha Nova.

Vou tentar lá voltar depressa, o que até posso fazer de comboio, porque a estação é mesmo ao lado. Como é que a CP adivinhou que o Vinha Nova merecia uma estação à porta?

RESTAURANTE
Vinha Nova

Rua José Carvalho Sá Miranda 44

4760-354 Vila Nova de Famalicão

Partilhar