Não há Malveiro sem o Leonel
T59 - Dezembro 2020
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

O camarão de Moçambique ou o caril do mesmo são pratos a que Manuel Serrão raramente resiste quando visita o Malveiro, mas a carne na telha, um estufado soberbo que se faz acompanhar de batata, é um rival à altura

Para variar, fugir ao confinamento e ao recolher obrigatório diurno e nocturno dos últimos fins de semana resolvi revisitar alguns templos gastronómicos algarvios. Abençoado Algarve, onde quase só há daqueles concelhos onde se pode andar sem stress das 13h às 23h.
Até porque insisto em que estas cantinas tenham sempre alguma proximidade com a ITV, tenho de começar por recordar que foram os meus amigos da Textil Nortenha os primeiros a falar me deste magnífico restaurante.
O Malveiro fica na estrada para  Vale das Éguas que sai da rotunda de Almancil e é muito fácil de encontrar porque fica à face da estrada. Quando lá fui estrear-me ainda era o velho Malveiro que superintendia no negócio, mas logo de seguida o seu filho Leonel assumiu o comando e hoje já se nota o seu dedo em tudo, da comida aos vinhos e à decoração.
O primeiro conselho é que não tente lá ir sem marcar. Em tempo de férias ou de época  alta para os golfistas é obrigatório marcar mesa. O Malveiro tem duas salas, mas não vale a pena escolher. Como só se vai lá para comer bem é mais aconselhável ter o foco nas sugestões do Leonel.

Começar pelo início
A quiche de legumes, mancomunada com a cenoura e o chouriço no barco são as entradas perfeitas
A quiche de legumes que vem de entrada é divinal e mancomunada com a cenoura, o chouriço no barco e o que completa o couvert deixa-nos totalmente descansados para o que se segue.
O camarão de Moçambique ou o caril do mesmo são boas sugestões a que raramente consigo resistir. Se numa mesma semana repito a ida ao Malveiro opto então na repetição pela carne na telha, um estufado soberbo que se faz acompanhar de batata, mas que eu peço sempre com outro acompanhante, porque o arroz para mim é a única guarnição que nunca se rende.

No capítulo dos vinhos o Leonel também faz questão de escolher umas “pomadas” raras, fora dos rótulos habituais nos outros restaurantes e uma das minhas obsessões é apresentar-lhe um vinho que ele ainda não conheça, como fiz recentemente com o Arinto Premium, magnífico branco da Herdade da Rocha. Um bom restaurante tem muitos aspectos a considerar mas no caso do Malveiro, como percebe bem quem lá vai, não haveria Malveiro sem o Leonel.

RESTAURANTE
Restaurante Malveiro

Estrada do Vale de Éguas, 169

8135-033 Almancil – Loulé

Partilhar