19 outubro 18
Portugal Fashion

T

Tudo pode acontecer no desfile de Júlio Torcato

É muito mais que um desfile o que Júlio Torcato leva à passarela da Alfândega na noite deste sábado. “Tudo pode acontecer e seguramente que vão aparecer muitas surpresas”, garante o reconhecido estilista que quer também assinalar de forma inédita os seus 30 anos de carreira.

Torcato começa por avisar que este não é do desfile de despedida das passarelas, como por vezes tem disso interpretado. “O que vai mudar é o estilo de desfiles, vamos adoptar um novo conceito, mais criativo, ousado e interventivo. Um novo conceito de colecção, que não tenha que obedecer ao tradicional modelo de coordenados”, explica adiantando que este novo modelo será sempre articulado com a semana de moda e o Portugal Fashion.

Quanto ao desfile que vai encerrar o programa deste sábado, 20 de Outubro, do Portugal Fashion – Edificio da Alfândefa, 23h – o estilista diz que quer sobretudo comemorar os seus 30 anos de carreira, e, por isso, convidou 30 pessoas que foram marcantes neste percurso de reconhecido sucesso.

Figuras como Isabel Branco e Luís Pereira, que o acompanharam em praticamente todos os desfiles, mas também Ana Deus, Anabela Baldaque, Miguel Vieira, Vera Deus, Ruben Rua, os gémeos Guedes, o cantor Darko, o designer de interiores Paulo Cássio ou Mário Matos Ribeiro, um dos fundadores da Moda Lisboa. Alguns já avós, mas que acederam com todo o entusiasmo a pisarem a passarela.

“São 30 pessoas que considero importantes na minha carreira, às quais entreguei 30 peças do meu arquivo para que nelas intervenham. Cada um fez aquilo que lhe apeteceu e acredito que vão aparecer muito boas surpresas”, relata, animado com a expectativa do que vai aparecer na passarela.

A par das surpresas dos convidados, Júlio Torcato leva à passarela uma colecção base para coordenar com as peças que saíram do seu arquivo e que cada um adaptou (ou não) da forma como lhe apeteceu. “Não tive qualquer intervenção nem sequer que estar de acordo. Cada um fez o que lhe apeteceu”, reforça.

Partilhar