17 Abril 19
Open Day

António Moreira Gonçalves

“Tintex traz ânimo e mobiliza a comunidade”

Escolhida pelo IAPMEI e COTEC como exemplo de inovação e responsabilidade ambiental, a Tintex, abriu as suas portas esta quarta-feira, num Open Day que contou com a presença do secretário de Estado da Economia, João Correia das Neves, e mais de 300 pessoas de diversos sectores, da indústria aos centros de ciência e tecnologia.

“Exemplos como este mostram como a aposta no investimento se traduz numa vantagem competitiva no futuro. Empresas como a Tintex trazem ânimo, quer pelos projectos inovadores como pela capacidade de mobilizar toda a comunidade”, afirmou João Correia Neves, secretário de Estado da Economia, depois de ter testemunhado o longo percurso da empresa de tinturaria e acabamentos, que ao longo dos últimos anos tem apostado no desenvolvimento de novas soluções, tecnologicamente avançadas e com menor impacto ambiental.

“O que propomos é um dia na fábrica com soluções naturalmente sustentáveis. Os projectos que aqui temos não são só para inglês ver, como se costuma dizer, são para italianos, franceses, espanhóis, suecos, são para todos os públicos, são inovadores à escala global”, sublinhou Mário Jorge Silva, CEO e fundador da empresa, visivelmente satisfeito com a multidão presente.

E foi esse exemplo de sustentabilidade e inovação que atraiu tanta gente ao quartel-general da empresa, em Vila Nova de Cerveira. O anfiteatro montado junto a uma das linhas de produção da Tintex revelou-se pequeno para os mais de 300 inscritos. Já conhecida como uma empresa de ponta, o dia aberto da Tintex atraiu a presença de todos os quadrantes, desde os seus parceiros mais próximos, como CITEVE e o CeNTI, a estilistas como Maria Gambina, passando por fornecedores, clientes, parceiros comerciais, associações ambientais e várias instituições, quer nacionais como internacionais.

Antes da visita guiada pela empresa – que pelo número de participantes teve de ser dividida em vários grupos – foram elencados os vários projectos de I&D que fazem parte da sua história e que em 2018 se traduziram já num volume de negócios na ordem dos 10 milhões de euros.  Lyocell, Picasso e Texboost foram alguns dos exemplos que ajudaram a salientar a importância das parcerias estabelecidos com centros de conhecimento. “A Tintex é uma referência pela forma como sabe utilizar as competências dos centros tecnológicos”, concluiu António Amorim, presidente do CITEVE.

O evento realizado na Tintex enquadra-se nos Open Days i4.0, um roteiro de dias abertos organizado pelo IAPMEI e pela COTEC Portugal em empresas portuguesas vistas como exemplos de uma transição sustentada para o paradigma da indústria 4.0. A Tintex é a segunda empresa do sector têxtil a fazer parte do programa, depois da Riopele, em março do ano passado.

Partilhar