20 julho 18
Facebook

T

Têxtil e CeNTI são motivos de orgulho para Ana Lehmann

“Os têxteis técnicos e o CeNTI são um orgulho para Portugal”, escreveu a secretária de Estado da Indústria na sua conta do Facebook, onde partilhou a notícia sobre o projeto europeu Skhincaps que o Expresso publicou esta semana e o T já divulgara (ver  aqui e  aqui). Ana Teresa Lehman é uma fã da nossa indústria, visitando regularmente fábricas e feiras – esteve na Interior Life Style Tóquio e no Modtisismo  

Pijamas quentes no inverno e frescos no verão? Roupa interior que toma a iniciativa de o submeter a um tratamento antibacteriano que deteta um crescimento excessivo de bactérias no seu corpo? Camisolas que retardam o envelhecimento, já que libertam antioxidantes? Nenhuma destas coisas pertence ao domínio da ficção científica, estando até mesmo em vias de entrarem no nosso guarda-roupa, na sequência este projeto europeu de investigação, batizado Skhincaps, liderado pelo CeNTI e que está a ser desenvolvido por oito empresas e centros de investigação de cinco diferentes países.

Combinar têxtil e cosmética é uma das tarefas da equipa multinacional de 40 investigadores, belgas, alemães, finlandeses, espanhóis e portugueses, que há cerca de quatro anos trabalham neste projeto, orçado em 3,2 milhões de euros e coordenado por Carla Silva, 44 anos, diretora de Tecnologia do CeNTI.

Partilhar