13 Setembro 2019
Têxteis Técnicos

T

Tecnologia portuguesa anti-insecto já tem patente europeia

É uma tecnologia aplicada aos têxteis que lhes confere propriedades de repelência aos insectos, que acaba de ver publicada a sua patente europeia. Baseada em nanopartículas de sílica, a Sil2U® Anti-Insecto, foi criada em Portugal pela Success Gadget, uma empresa de I&D que integra o grupo Sonix.

Atualmente utilizada no fabrico de roupas para caça e pesca, destaca-se pela sua solução única repelente, sem impacte nocivo para o ambiente. A par dos produtos têxteis, a sua aplicação pode estender-se a outras superfícies, como tintas e vernizes, conferindo aos materiais propriedades de repelência contra insectos.

“A publicação do registo europeu de patente é o culminar do esforço de investigação e desenvolvimento que todos os dias é conduzido na Success Gadget, que vê também o processo de preparação e fixação da tecnologia Sil2U® Anti-Insecto patenteado. A publicação da patente de âmbito europeu confirma assim aos parceiros e clientes da tecnológica de Barcelos a segurança e credibilidade indispensáveis para trabalhar com os seus produtos”, destaca a empresa na hora em que dá conta da publicação da patente.

Este é um projecto que vem já desde o início da década, que nasceu na Universidade do Minho e foi levado à Sonix para poder desenvolver a sua aplicabilidade no campo da indústria.

Na nota, a Success Gadget explica ainda que a tecnologia tecnologia Sil2U® Anti – Inseto  é “baseada num sistema olfactivo que repele os insectos das regiões funcionalizadas, sem prejuízo para a sua sobrevivência, não havendo por isso dano para a Natureza nem quaisquer contra-indicações”.

Entretanto, a empresa lançou já também uma derivação tecnológica do produto, o spray têxtil Sil2U® Anti-Insecto, que é desde Abril o primeiro produto deste âmbito com autorização de venda pela European Chemicals Agency (ECHA).

“É o único repelente de insectos autorizado pela ECHA que protege os humanos de mosquitos – incluindo mosquitos tropicais e carraças”, destaca ainda a empresa de Barcelos que entretanto tem já em desenvolvimento outros produtos para a área têxtil associando tecnologia anti-bacteriana.

Partilhar