07 dezembro 18
Economia circular

T

Startup portuguesa nasce para reciclar alta-costura

Acabou de nascer em Portugal uma startup de moda centrada na economia circular que, a partir do aproveitamento de peças das mais prestigiadas casas de alta-costura, cujas coleções não podem ser alvo de saldos ou promoções, cria novos artigos de decoração de luxo desenvolvidos a partir da técnica de patchwork.

Chama-se The Thinker and the Sinner, recebe já em permanência doações de tecidos de grandes marcas, e a primeira coleção consiste numa linha de almofadas. Uma delas é uma homenagem a Madonna e será mesmo entregue à artista norte-americana que reside em Portugal.

Para além de promover a sustentabilidade, o desperdício zero e a reciclagem através do reaproveitamento de materiais, implementando igualmente um modelo de economia circular, o projeto pretende dotar-se de uma forte vertente de solidariedade social, já que 10% das suas vendas em 2019 serão doadas a duas associações nacionais: 5% à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e 5% ao Movimento Mulheres de Vermelho.

E é precisamente neste contexto que surge esta primeira coleção, visto que algumas das almofadas foram concetualizadas e desenvolvidas a pensar nas causas que estas duas instituições representam e serão leiloadas em eventos específicos.

Madonna será a homenageada principal desta primeira linha de produtos, a Patchwork Luxury Collection by The Thinker and the Sinner “pelo que tem feito pela imagem do nosso país”, explica Paulo Julião, diretor de marca e diretor do atelier.

“Prometemos ir muito mais longe com gamas diversificadas de produtos sempre dentro do universo couture”, afirma por seu turno António Peres, co-fundador do projeto. “A nossa primeira linha é a composta almofadas decorativas, pois estamos a confecionar produto acabado com tecidos usados, mas estamos já prestes a apresentar uma linha de acessórios e mais tarde uma de confeção, com matéria-prima em primeira mão, de restos de coleções de marcas com têxteis para uso pessoal até decoração”, explica.

Partilhar