25 novembro 20
Indústria

T

Simpósio da indústria têxtil é já esta quinta-feira

A principal reunião anual do sector têxtil tem lugar esta quinta-feira, 26 de Novembro, no auditório do CITEVE, com transmissão via streaming para todos os participantes. Para além do novo formato, adaptado às atuais contingências, a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal foca-se nos principais assuntos do momento, com o futuro pós-pandemia em cima da mesa.

Quais os novos desafios à indústria; como concretizar a revolução digital; e qual a resposta aos novos hábitos de consumo; são alguns dos pontos em destaque, num simpósio que contará com a participação de Pedro Siza Vieira, ministro de Estado da Economia. Augusto Mateus, economista, investigador e consultor na área da macroeconomia, política económica e competitividade industrial, será o key speaker do Simpósio. Destaque ainda para uma mesa-redonda composta por Ana Tavares (Smartex), Nuno Gonçalves (IAPMEI), Ricardo Gomes (El Corte Inglés) e Vitor Abreu (Endutex).

Num presente marcado por alterações profundas em toda a sociedade, a indústria portuguesa de têxteis e vestuário reúne empresários, investigadores e representantes do Governo com o objetivo de discutir os assuntos mais prementes do contexto atual e definir estratégias para defender as empresas e os empregos no presente e promover o crescimento no futuro.

Se antes da pandemia, a indústria têxtil e de vestuário sentia já um mundo em constante transformação, a atual crise sanitária veio catalisar as mudanças estruturais já identificadas: digitalização, sustentabilidade, responsabilidade social e novos hábitos de consumo afirmam-se hoje de uma forma cada vez mais profunda e acelerada. “A pandemia de Covid-19, que ainda vivemos, inesperada e brutal nas suas consequências, surgiu como um acelerador da História, tornando as transições mais imediatas, sem qualquer transição ou preparação”, resume Mário Jorge Machado, presidente da ATP.

O acesso ao evento é gratuito, mas exige inscrição prévia.

Partilhar