17 Julho 2018
Internacionalização

T

Selectiva Moda apresentou programa de feiras para 2019

A direcção da Associação Selectiva Moda apresentou esta terça-feira ao recém-criado Conselho Consultivo para a Internacionalização, que é constituído por 14 empresas, a ATP, a Anil e o CITEVE (ver lista em baixo), o calendário de feiras em que as empresas da ITV poderão participar no próximo ano e que será apoiado no âmbito do Compete 2020.

Foi o administrador executivo da Selectiva Moda (ASM), Manuel Serrão, quem fez essa apresentação, que constava do segundo ponto da ordem de trabalhos da reunião desta terça-feira, bem como a análise do programa de feiras em execução da última candidatura aprovada e da orientação estratégica e de seleção de opções em novos programas.

Durante a reunião, foi também feita uma apreciação do desenvolvimento da atividade da Selectiva Moda nos diversos mercados em que tem organizado e apoiado a participação de empresas em feiras e a promoção do Setor Têxtil e Vestuário na sua dinâmica exportadora.

De acordo com o presidente da Selectiva Moda, João Costa, tanto o primeiro ponto como o segundo serviram também para a direcção da ASM tirar algumas dúvidas aos representantes deste Conselho Consultivo sobre as apostas em determinados mercados e discutir essas opções.

Na primeira reunião com o Conselho Consultivo para a Internacionalização, que funciona no âmbito da Selectiva Moda,  foram também explicados os critérios legais que levam a que só sejam apoiadas com incentivos até 50% as PME, ou seja as empresas com menos de 250 trabalhadores. “Isso não impede que as grandes empresas também participem nessas feiras internacionais, como aliás acontece. A questão de não disporem de incentivos para essa participação prende-se apenas com as directivas europeias que prevêem apenas o apoio para as PME”, explicou.

“Por se tratar de empresas – e de organizações que as servem – fortemente orientadas para o mercado externo e com frequente participação em ações de internacionalização, e por este Conselho Consultivo ser constituído por altos representantes da administração ou direção dessas empresas e organizações, estamos certos de que, pelo seu conhecimento, experiência e saber, contribuirão para enriquecer a formulação de estratégias e de ações de promoção internacional das empresas e dos seus produtos, e, assim, para o reforço da imagem e da afirmação do Setor Têxtil e Vestuário, em Portugal e no mundo”, diz João Costa, descrevendo assim a matriz deste novo órgão.

Membros do Conselho Consultivo para a Internacionalização:

      · A. SAMPAIO – Miguel Mendes
      · ANIL – José Robalo
      · ATP – Paulo Melo
      · CITEVE – António Amorim
      · DIELMAR – Ana Paula Rafael
      · ESTAMPARIA ADALBERTO – Mário Jorge Machado
      · FLOR DA MODA / ANA SOUSA – Nuno Sousa
      · INARBEL – José Armindo Ferraz
      · KATTY XIOMARA – Katty Xiomara
      · LIPACO – Jorge Pereira
      · LMA – Alexandra Araújo
      · MORETEXTILE – GROUP – Artur Soutinho
      · ORFAMA – António Cunha
      · PAULO DE OLIVEIRA – GRUPO – Paulo Augusto de Oliveira
      · RIOPELE – GRUPO – José Alexandre Oliveira
      · SOMELOS – GRUPO – Gabriela Melo
      · TMG – GRUPO – Manuel Gonçalves

 

Partilhar