23 junho 2017
Quénia

T

Quénia dá incentivos às têxteis para tentar criar emprego

A isenção parcial de taxas de venda e de importação para as empresas têxteis é uma das medidas que o governo queniano anunciou, com o objectivo de criar mais postos de trabalho e providenciar roupas mais baratas para o retalho.

O governo vai permitir que as empresas têxteis vendam 20% da sua produção anual nas suas localidades, sem pagar taxas de venda ou de importação sobre os materiais e equipamentos usados para produzir as roupas. Anteriormente, já tinham também sido reduzidos os preços da energia eléctrica para as empresas têxteis exportadoras.

O objectivo é incrementar a indústria têxtil no Quénia e aumentar o consumo interno de roupas novas, que diminuiu drasticamente a partir dos anos 80, altura em que o país começou a importar roupas em segunda mão dos Estados Unidos e da Europa, vendida a um preço muito mais barato do que as peças produzidas internamente. A produção de matérias-primas como o algodão também foi quase extinta.

Estima-se que o Quénia tenha a maior percentagem de desemprego jovem de toda a África (cerca de 17%) e que mais de 70% das pessoas não tenham possibilidades de comprar roupa nova.

Partilhar