25 setembro 20
Formação

T

Projeto CosTUmE dá a volta à formação profissional

O projeto europeu CosTUmE, um consórcio internacional com parceiros de Portugal, Espanha e Roménia, concluiu dois anos de estudo e reflexão sobre as formas de promover a cooperação entre a indústria e a formação profissional. As conclusões apontam para  urgentes mudanças significativas e um novo perfil para o profissional de confeção.

Ao cabo destes dois anos e envolvendo mais de 350 especialistas, profissionais e autoridades públicas, o consórcio produziu um conjunto de resultados que adequam o futuro do sector do vestuário. Assim, o projeto CosTUmE considerou urgente contribuir para as mudanças em curso e desenvolver um novo ‘Perfil para o Profissional de Confeção’ que responda às exigências do mercado e que ajude a minimizar os desajustes entre a realidade e a educação.

Sendo certo que a experiência internacional é uma mais-valia de grande importância, o consórcio propõe um alinhamento dos sistemas de formação nos três países, o que permite mobilidade de aprendizagem acreditadas. Além disso, foi desenvolvido um guia que responde a todas as dúvidas sobre como organizar uma experiência internacional e beneficiar dela, bem como um mapa interativo para explorar a rede de apoiantes CosTUmE que estão disponíveis a acolher processos de mobilidade.

Finalmente, e para aumentar o impacto, foi desenvolvido um amplo pack de formação para formadores e gestores de empresas que queiram tirar partido da metodologia CosTUmE e implementá-la de forma a promover o potencial dos seus alunos e trabalhadores.

Em Portugal, os parceiros do projeto são a ATP, CITEVE, Modatex e INOVA+; em Espanha, o AITEX e a Associación de Empresas de Confección y Moda de la Comunidad de Madrid; e na Roménia o INCDTP – Institutul Național de Cercetare-Dezvoltare pentru Textile și Pielărie e a Asociația ASTRICO NORD-EST. Todos os resultados do consórcio estão acessíveis em http://clothingtechnician.eu/about/#results.

Partilhar