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As vendas online ganham cada vez mais importância entre os consumidores europeus, mas os portugueses estão no grupo dos que têm menor apetência por este veículo alternativo de compras, a par da Roménia, Bósnia Herzegovina, Turquia e Itália.
Cerca de 53% dos habitantes dos 28 países da União Europeia (o estudo foi anterior a 31 de janeiro) fizeram pelo menos uma compra via Internet no último ano, segundo dados da agência de estatística europeia Eurostat.
A penetração do comércio on-line nas famílias europeias aumentou 100% na última década; há dez anos, apenas 28% dos europeus eram consumidores online, mas em 10 anos foi aumentando de forma consistente: 35% em 2011, 45% em 2016 e 50% em 2018.
Os países da Europa (e não apenas da União) onde o comércio eletrónico tem maior penetração são o Reino Unido e a Suíça. No Reino Unido, cerca de 80% dos britânicos fizeram pelo menos uma compra online em 2019, enquanto na Suíça, mais de 75% da população fez uma aquisição na Web.
Dinamarca, Alemanha e Holanda são outros países que se destacam neste particular. No país nórdico, a penetração do comércio eletrónico é de 74%, enquanto entre germânicos e holandeses, a percentagem é respetivamente de 71% e 70%.
A Espanha não é um dos países mais desenvolvidos neste particular: a penetração do comércio online pesa apenas 47%. Já em França atingiu os 58%.
Mas os ‘campeões’ do fundo da tabela são mesmo a Roménia, a Bósnia Herzegovina, a Turquia, Itália e Portugal, onde a penetração do comércio eletrónico não atinge 30% da população. No caso da Roménia, apenas 15% dos habitantes fizeram pelo menos uma transação online em 2019.