11 fevereiro 20
Comércio

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Portugal na cauda do comércio online

As vendas online ganham cada vez mais importância entre os consumidores europeus, mas os portugueses estão no grupo dos que têm menor apetência por este veículo alternativo de compras, a par da Roménia, Bósnia Herzegovina, Turquia e Itália.

Cerca de 53% dos habitantes dos 28 países da União Europeia (o estudo foi anterior a 31 de janeiro) fizeram pelo menos uma compra via Internet no último ano, segundo dados da agência de estatística europeia Eurostat.

A penetração do comércio on-line nas famílias europeias aumentou 100% na última década; há dez anos, apenas 28% dos europeus eram consumidores online, mas em 10 anos foi aumentando de forma consistente: 35% em 2011, 45% em 2016 e 50% em 2018.

Os países da Europa (e não apenas da União) onde o comércio eletrónico tem maior penetração são o Reino Unido e a Suíça. No Reino Unido, cerca de 80% dos britânicos fizeram pelo menos uma compra online em 2019, enquanto na Suíça, mais de 75% da população fez uma aquisição na Web.

Dinamarca, Alemanha e Holanda são outros países que se destacam neste particular. No país nórdico, a penetração do comércio eletrónico é de 74%, enquanto entre germânicos e holandeses, a percentagem é respetivamente de 71% e 70%.

A Espanha não é um dos países mais desenvolvidos neste particular: a penetração do comércio online pesa apenas 47%. Já em França atingiu os 58%.

Mas os ‘campeões’ do fundo da tabela são mesmo a Roménia, a Bósnia Herzegovina, a Turquia, Itália e Portugal, onde a penetração do comércio eletrónico não atinge 30% da população. No caso da Roménia, apenas 15% dos habitantes fizeram pelo menos uma transação online em 2019.

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