02 Dezembro 19
Moda

Mariana D'Orey

Os consultores que querem revolucionar as colecções

Depois de mais de vinte anos de experiência no Brasil, onde já  ajudaram centenas de empresas do sector têxtil e da moda, a consultora N.Marinho Marinho decidiu dar um passo maior e internacionalizar-se. Portugal é o país eleito para a primeira aventura fora de fronteiras brasileiras.

O repto foi lançado em plena feira Pitti Bimbo, em Florença, quando uma empresária portuguesa se cruzou com o trabalho da N.Marinho. “Disse-nos que em Portugal não existia nenhum serviço tão diferenciado como o nosso e foi aí que decidimos vir cá para apresentar o nosso trabalho”, conta-nos Nelson Marinho que, a par da mulher, Cristina Marinho, são o rosto desta consultora brasileira.

O trabalho da N.Marinho concentra-se sobretudo na formação de estilistas e empresários, com especial foco para a capacitação nas áreas de tendências de moda e de comportamento. “Hoje em dia os estilistas têm muito pouco tempo para pesquisa e para estudos dos mercados: não há tempo para viajar nem para planear. Nas nossas capacitações damos a informação toda mastigada para que os estilistas possam pensar as suas coleções”, explica-nos Cristina Marinho. “Todos os anos fazemos pelo menos quatro viagens, entre elas Estados Unidos e Japão, para repensarmos as nossas formações e darmos a melhor informação possível às empresas e pessoas”, acrescenta Nelson.

Apesar de ter disponível um serviço integral e personalizado para cada empresa in loco, a maior fatia do trabalho da N.Marinho Moda fixa-se nas formações, geralmente de oito horas. “Temos três formações disponíveis: cool hunting, dirigido para a análise de tendências de comportamento, o planeamento de colecção, assente em 14 passos criativos e comerciais e ainda um curso de estilista comercial”, esclarece-nos Nelson Marinho.

Após uma curta estadia pela cidade do Porto para estabelecer alguns contactos iniciais, a dupla prevê voltar a Portugal em Maio de 2020 para dar início ao ciclo de formação a estilistas e empresários da indústria têxtil e da moda portugueses.

Partilhar