11 fevereiro 21
Comércio internacional

T

Os acordos de livre comércio servem às empresas?

A dúvida é da União Europeia, que quer perceber as razões pelas quais as empresas acabam por não usufruir das vantagens previstas nos acordos de livre comércio com países terceiros. É para procurar uma resposta que a Euratex lançou um inquérito, que a ATP faz chegar agora às empresas.

Os dados existentes na União Europeia demonstram uma baixa utilização por parte das empresas europeias das preferências aduaneiras previstas no âmbito dos acordos de livre comércio que a UE tem vindo a celebrar com países terceiros.

A Comissão Europeia tem vindo a desenvolver várias iniciativas para compreender porque é que as empresas não estão a usufruir do potencial dos acordos de livre comércio, por exemplo, exportando ou importando com custos mais baixos através da isenção ou redução de direitos aduaneiros na importação, prevista no âmbito dos mesmos.

Neste contexto que a EURATEX lançou um breve inquérito para avaliar a situação junto das empresas do setor, cujos dados irão permitir tomar novas iniciativas e desenvolver tomadas de posição junto da Comissão Europeia no sentido da política comercial da UE responder melhor às necessidades das empresas.

A ATP recomenda, por isso, o seu preenchimento até ao dia 14 de fevereiro. Basta apenas cerca de 1 minuto clickando em INQUÉRITO

Partilhar