20 Setembro 2017
Modtissimo

T

O programa de festas do Modtissimo 50

A Associação Selectiva Moda está a comemorar um quarto de século de vida (25 anos, por outras palavras) organizando a edição 50 do Modtissimo (3 a 4 de Outubro, na Alfândega do Porto, com 400 expositores, e em simultâneo com a 10.ª edição do ITechStyle, organizada em parceria com o CITEVE, bem como o emergente concurso Porto Fashion Wine), âncora da 10.ª Porto Fashion Week – tudo número redondos, o que justifica um programa rijo, diversificado e completo de comemorações.

O pontapé de saída das festas foi dado a 2 de Junho, com um Arraial Minhoto, na Quinta da Malafaia (na foto), em que participaram 500 pessoas de algumas das mais de mil empresas que já expuseram no Modtissimo.

As festas prosseguem a 28 de Setembro, com o 3.º Fashion Night Out, que inaugura a 10.ª Porto Fashion Week com um recorde de adesão de mais de 100 lojas, numa área geográfica mais alargada que se estende desde a Baixa até às ruas das Flores e Sá da Bandeira, ao Fashion District (Batalha) e à Boavista.

Segue-se o 4.ª Fashion Film Festival (desta feita apadrinhado pelo FFF de Copenhague) no dia 29 de Setembro e que estreia nestas andanças da moda o Museu do Carro Eléctrico – numa itinerância que debutou no Rivoli (1.ª edição, que teve como padrinho o mais antigo Fashion Film Festival, o de La Jolla, de Los Angeles), e prosseguiu no CEIIA, em Matosinhos (2.ª edição, apadrinhada pelo festival de Berlim) e no novo Terminal de Cruzeiros de Leixões (3.ª edição).

De realçar que o FFF do Porto coleciona este mês a sua primeira internacionalização ao apadrinhar a 1.ª edição do FFF brasileiro, que se realiza em São Paulo.

Atendendo ao facto de estar integrado na 10.ª Porto Fashion Week, o 4.o Concurso Fotográfico Fashion People atribui um prémio extra a todos os concorrentes que tenham captado uma foto que represente o número 10 de forma original e criativa.

“Vês moda em todo o lado?” é a pergunta que os participantes tiveram de responder, usando um smartphone ou um tablet.

O/a vencedor/a ganha uma viagem a Madrid com estadia incluída, assim como um telemóvel Huawei, entre outros prémios. Para o/a segundo/a há também um smartphone. O último lugar do pódio dá direito, entre outras coisas, a uma Instax Fujifilm.

O vencedor do prémio especial dos 10 anos da PFW, ganha ainda uma impressora portátil HP Sprocket para smartphones.

O júri é constituído por várias figuras do mundo da moda: Cassiano Ferraz (fotógrafo de moda e vencedor da edição 2016), Francisca Perez (modelo); Fernanda Soares (diretora da Revista Máxima), Paulo Vaz (diretor-geral da ATP) e Raquel Strada (blogger e apresentadora de televisão).

A Confederação Europeia da Indústria Têxtil e Vestuário, com sede em Bruxelas, associa-se às festas, realizando pela primeira vez em Portugal a Convenção Internacional Euratex, que trará ao Porto Palácio, a 3 de Outubro, 150 participantes de todas as associações que a compõem.

Be competitive in the new global order é o tema da 6.ª Convenção Euratex, que será aberta às dez da manhã com intervenções de uma troika de peso, constituída por Paulo Melo, presidente da ATP, Fernando Freire de Sousa, presidente da CCDRN, e Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia.

O milagre da ressurreição da ITV portuguesa será o tema da primeira comunicação da manhã, a cargo de Paulo Vaz, diretor-geral da ATP, seguida da apresentação de Klaus Huneke, presidente da Euratex.

A seguir ao almoço, há dois painéis. No primeiro (14h00), estarão em cima da mesa os factos, causas e soluções para os problemas de competitividade que a UE enfrenta. Jorge Vasconcelos e Sá é o key note speaker, numa sessão moderada por Francesco Marchi (Euratex) e que conta com a participação de Vital Moreira, Gonçalo Lobo Xavier (vice-presidente da EESC) e Robert Autoshack (Olah Inc.).

A competitividade industrial à luz dos novos paradigmas da inovação e tecnologia é o tema do 2o painel (15h00), em que o inesgotável Braz Costa desempenhará o duplo papel de key note speaker e moderador, num debate em que participarão Mário Jorge Machado (Estamparia Adalberto), Hélder Rosendo (PR Têxteis) e Christian Dalsgaard (Ohmatex).

Antes da convenção ser encerrada com a apresentação das conclusões, por João Peres Guimarães, membro da administração da Euratex, haverá ainda uma intervenção de Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC Portugal.

O salão da Alfândega do Porto, recuperado e modernizado para receber a Cimeira Ibero-Americana, será o palco do Jantar de Gala conjunto do Modtissimo 50 e da Euratex. No final de Novembro, o ponto final das comemorações será uma Gala Espetáculo no Casino da Póvoa de Varzim.

Partilhar