25 Setembro 20
Feiras

António Moreira Gonçalves

“MODTISSIMO está de parabéns, foi um gesto de coragem”

“Se querem saber o que é resiliência podem falar com estas pessoas”, foi com esta frase que Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização, terminou o contacto com os expositores do MODTISSIMO. O governante fez também questão de registar o seu apreço pela realização da feira: “Quem organiza o MODTISSIMO está de parabéns. Foi um gesto de coragem, de quem veio, mas também de quem teve o impulso de não cancelar”, destacou ao final da visita.

Acompanhado pelo presidente da ATP, Mário Jorge Machado e pelo CEO da Selectiva Moda, Manuel Serrão, o governante percorreu os corredores do salão têxtil português e procurou deixar mensagem de confiança e estimulo aos empresários do sector. Coragem foi mesmo a palavra mais repetida pelo secretário de Estado e entre muitas cotoveladas – “antes podiam ser um mau sinal, mas agora são cumprimentos de amizade”, gracejou junto de um expositor – Eurico Brilhante Dias foi conversando com os empresários do sector e ouvindo as opiniões sobre o atual momento que na indústria e na economia.

O governante mostrou-se particularmente impressionado pelos vários projectos inovadores em exposição. Demorou-se nos fóruns Green Circle e iTechStyle Showcase, onde saudou a presença de grandes nomes do tecido empresarial português. Já entre as empresas expositoras, ouviu comentários positivos sobre o MODTISSIMO, sobretudo relacionados ao movimento registado na quarta-feira, primeiro dia do evento.

Às queixas sobre o impacto da pandemia nas vendas, Eurico Brilhante Dias procurou responder com uma mensagem de confiança: “Os tempos são difíceis, ninguém o nega, mas é neste momento que temos de trabalhar em conjunto: o governo, as associações e as empresas. Aquilo que estamos a fazer agora é mostrar que Portugal é um país seguro, e que as empresas portuguesas continuam a trabalhar e estão preparadas para responder às encomendas”, disse.

Num momento em que todos procuram acelerar a retoma, o governante salientou a importância dos eventos presenciais e saudou a organização do MODTISSIMO, que nesta estação foi até agora o único evento têxtil na Península Ibérica, e um dos poucos a realizar-se em toda a Europa. “O cara-a-cara continua a ser muito importante. O comércio online e a promoção digital também, mas as feiras continuam a ter um papel central. Por isso, sempre incentivemos o regresso, e quem organiza o MODTISSIMO está de parabéns. Foi um gesto de coragem, de quem veio, mas também de quem teve o impulso de não cancelar”, comentou ao final da visita, que se prolongou por mais de uma hora, assinalando o fechar dos dois dias de exposição na Alfândega do Porto.

Partilhar