07 janeiro 20
Consumo

T

Moda outra vez no topo das compras deste Natal

A compra de artigos de moda esteve mais uma vez no topo das listas de ofertas no Natal de 2019, sendo essa uma das parcelas mais volumosas do recorde de utilização de cartões da SIBS para o período entre 1 de dezembro e 2 de janeiro passado (33 dias) – período durante o qual os portugueses gastaram uma média de 242,4 milhões de euros.

À modo, juntam-se no topo da lista de preferências os jogos e brinquedos, artigos de puericultura, perfumaria e cosmética, decoração e artigos para o lar, produtos de eletrónica e telecomunicações.

Segundo a gestora de cartões de crédito e débito, nunca os portugueses gastaram tanto na época festiva como em 2019. Os dados da SIBS mostram que, em dezembro, foram realizadas compras e levantamentos na rede Multibanco no valor global de oito mil milhões de euros, cerca de 500 milhões a mais que em igual período do ano anterior – o que significa que os portugueses gastaram, em média, mais de 242,4 milhões de euros em cada um dos 33 dias do período analisado pela SIBS.

A SIBS registou 166 milhões de operações realizadas durante os 33 dias analisados, um aumento de 6% face ao período homólogo de 2018 – estatística que não agrega os dados sobre os pagamentos dos portugueses no estrangeiro nem dos cartões estrangeiros utilizados em Portugal no período das festas.

O dia 23 de dezembro foi aquele em que houve mais operações na rede Multibanco de todo o ano de 2019. Mas, na análise das operações ao segundo, em que o pico mais alto do ano havia sido atingido a 29 de novembro (285 transações por segundo registadas na black Friday), o recorde foi batido a 24 de dezembro (294 transações por segundo) e foi novamente ultrapassado a 31 de dezembro (329 operações).

Partilhar