26 Novembro 19
Indústria

T

Ministro Siza Vieira vai abrir o XXI Fórum da Indústria Têxtil

O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, vai abrir o XXI Fórum da Indústria Têxtil, que se reunirá na próxima semana, dia 4 de Dezembro, no auditório do CITEVE, em Famalicão. Outro governante, o Secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, encerrará os trabalhos.

O encontro, que a par dos empresários reúne académicos e decisores ao mais alto nível, tem este ano como debate central as perspetivas da indústria têxtil e do vestuário para o horizonte de 2025. Um tema urgente num quadro de mudanças aceleradas, nomeadamente no que tem a ver com a digitalização já em curso da indústria e a emergência da economia circular.

Na abertura dos trabalhos, cabe ao empresário e presidente da ATP, Mário Jorge Machado, produzir uma intervenção sobre ‘O estado do setor’.

O programa de trabalhos inclui ainda a analise e debate sobre o rumo e as direções que os fundos estruturais europeus pós-2020 vão tomar – sendo certo que o contributo dos empresários para as decisões do Estado são fundamentais.

“Vivemos temos incertos, onde as circunstâncias estão sempre a mudar e a obrigar-nos a cenários diversos. A ITV fechou um ciclo de crescimento robusto e continuado, recuperando de uma crise estrutural na primeira década do século, que muitos adivinhavam fatal, mas que acabou por a revitalizar (…). Está encerrado um ciclo, outro se abrirá. É nosso dever procurar olhar em frente e trazer temas para discutir o futuro, ajudando a construir um novo plano estratégico setorial, que servirá de referência para as empresas desenharem o seu”, alerta Paulo Vaz, diretor-geral da ATP na introdução ao Fórum.

A ATP apela, por isso, à participação ativa de todos os empresários, cuja ficha de inscrição poder ser obtida aqui, bem como consultado o programa final.

Partilhar