09 Outubro 19
Porto

T

Ministro da Economia na abertura da ITMF Convention

O Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, vai presidir à abertura oficial da ITMF Convention, o  maior congresso têxtil do mundo que decorre no Porto de 20 a 22 de Outubro. Ao lado do ministro vão estar os presidentes da ATP e da ITMF, respetivamente Mário Jorge Machado e Kihak Sung.

Reflexo do crescente peso e protagonismo do made in Portugal à escala mundial, a ATP conseguiu trazer para Portugal nos últimos anos os três maiores congressos internacionais relacionados com o sector, nomeadamente o “IAF – International Apparel Federation”, em 2012, o da Euratex, e agora o “ITMF Convention”.

O congresso, com um extenso programa e que vai juntar mais de 300 delegados de 45 países, tem a “Digitalização e Sustentabilidade: O seu Impacto na Indústria Têxtil Global” como tema global e Paulo Portas como “key speaker”, que abordará as grandes tendências geopolíticas e geoeconómicas que afetarão o negócio global da indústria têxtil. Os trabalhos vão decorrer no Hotel Sheraton Porto.

“A ITMF, com sede em Zurique, na Suiça, realiza as suas reuniões magnas desde 1904, tendo o Porto já recebido em 1969 e 1993 a ITMF Convention, regressando estas agora à Europa, depois de longos anos em outros continentes, pela mão da ATP, demonstrando-se assim a dinâmica e a importância que a Indústria Têxtil e Vestuário portuguesa ganhou no negócio global do sector”, nota a ATP em comunicado.

O programa de trabalhos, que se prolonga por 3 dias, inclui também a passagem pelas cidades de Famalicão, Matosinhos e Guimarães, polos relevantes e diversificados da indústria têxtil e vestuário nacional.

Com o acolhimento deste que é maior congresso têxtil do mundo, a ATP procura reforçar a visibilidade e reputação do made in Portugal à escala global, que, nota a associação, “sem constar entre os maiores produtores, é indiscutivelmente reconhecido como uma das indústrias mais qualificadas, inovadoras e tecnologicamente avançadas que existem no mundo, um case study de sucesso internacional na recuperação, reinvenção e reposicionamento de uma indústria tradicional num país desenvolvido, que o resto do mundo quer imitar”.

A indústria têxtil e vestuário portuguesa exporta mais de 5.3 mil milhões de euros, ou seja cerca de 10% de todas as mercadorias que Portugal vende ao exterior, assegurando um saldo líquido superior a um bilião de euros anuais na balança comercial do país, garantindo ainda 138 mil postos de trabalho diretos, especialmente concentrados no litoral Norte do país, onde, numa lógica de cluster articulado, sinérgico e dinâmico, constitui hoje a maior e melhor região têxtil da Europa.

Partilhar