25 Maio 2018
Têxteis técnicos

T

MFA na final da Liga dos Campeões

Portugal esteve em destaque na final de sábado da Liga dos Campeões e nem só a Cristiano Ronaldo se deveu essa representação. Também a têxtil MFA estave em campo, nos pés dos jogadores do Liverpool. As meias de desporto, principalmente para futebol, são a grande referência do grupo empresarial de Manuel Fernando Azevedo (MFA), um dos maiores fabricantes de meias da Europa Ocidental e que calça também muitos outros clubes e selecções pelos quatro cantos do mundo.

Com uma produção anual que supera os 25 milhões de peúgas, a MFA fornece grandes marcas mundiais, como é o caso da Hummel ou da New Balance, através da qual está nos pés dos jogadores do Liverpool. Clubes como  Celtic, Stoke City, Sevilha, Standard de Liège, Dínamo de Kiev, Brondby, Tenerife, Atlético de Bilbau e Alavés, ou as selecções do Panamá e Costa Rica estão entre os destinatários da meias fabricadas pela MFA.

Após uma época de intervalo, também os futebolistas do campeão nacional FC Porto vão voltar a calçar meias produzidas pelo grupo Manuel Fernando Azevedo, que para além das peúgas específicas para o futebol de alta competição, é especialista em meias de compressão, ciclismo, corrida, outdoor, treino e desportos de neve.

Com sede em Avidos, Famalicão – nas antigas instalações da Fitor – o grupo MFA tem também fábrica em Palmeira, Santo Tirso, e outra em Oliveira de Frades, que pertencia um cliente suíço (Jacob Rohner) e no seu essencial se dedica a fazer acabamentos de meias para o segmento alto do mercado. Em 2017 a facturação ultrapassou os 16 milhões de euros, onde as exportações representam mais de 95% do negócio.

Na última ISPO, a MFA apresentou em estreia mundial as primeiras colecções das suas linhas de meias e underwear das marcas Eurosport e Discovery Adventure. Para a marca Eurosport, a MFA concebeu e desenhou produtos especificamente destinados à competição nas quatro modalidades desportivas em que o canal televisivo global é mais forte: ténis (transmite os torneios do Grand Slam), ciclismo (dá o Tour, Vuelta e Giro), desportos de Inverno e running.

Partilhar