10 setembro 20
Exportações

T

Instabilidade marca as exportações do setor têxtil

As exportações de têxteis e vestuário, no mês de julho, registaram uma quebra mensal homóloga de cerca de 8%, tendo neste mês o valor exportado sido de quase 490 milhões de euros, evidenciando uma melhoria da situação no contexto da Covid-19. Julho é também por regra o melhor mês do ano, ao contrário do segundo semestre, que costuma ter sempre pior desempenho do que o primeiro, situação que não deverá ser diferente este ano.

Dentro dos diferentes setores e atividades continuam a registar-se diferentes velocidades e grande instabilidade, adensando a complexidade do momento.  As exportações de vestuário caíram, em julho, 12%, as de matérias têxteis, caíram 8% e as de têxteis-lar e outros artigos têxteis confecionados subiram 10%. É nesta categoria de produtos que se encontram as máscaras têxteis, tendo sido registado um aumento de 11 milhões de euros no grupo de produtos onde se inserem.

Embora as exportações de vestuário, em termos globais, tenham registado uma quebra, as exportações de vestuário confecionado em feltros ou falsos tecidos, assim como vestuário confecionado com tecidos com borracha ou impregnados, revestidos ou recobertos com plástico ou outras matérias (onde se insere o vestuário profissional de proteção, por exemplo, na área médica) registaram um acréscimo de quase cinco milhões de euros neste mês.

Em termos acumulados, de janeiro a julho, as exportações deste setor, no valor de 2,7 mil milhões de euros, registaram uma diminuição de 15%, com a França a ser o destino com maior acréscimo em termos absolutos (mais 20 milhões de euros, ou mais 5%, em termos homólogos) e a Espanha no lado oposto, o destino com maior queda (menos 286 milhões de euros, ou menos 29%), seguida da Itália (menos 28 milhões de euros, ou menos 14%).

Em comunicado assinado pelo seu presidente, Mário Jorge Machado, a Associação Têxtil e do Vestuário de Portugal (ATP) afirma que as importações de têxteis e vestuário nos primeiros sete meses do ano ascenderam a 2,135 mil milhões de euros (menos 17% em termos homólogos), ficando a balança comercial dos têxteis e vestuário com um saldo de 567 milhões de euros e uma taxa de cobertura de 127%.

 

EXPORTAÇÕES SET20

Partilhar