24 Maio 2018
Feiras

T

High Tex from Germany prova que alemães nunca brincam em serviço

Não lhes bastava serem os organizadoras da feira. Os alemães nunca brincam em serviço e desta vez decidiram demonstrar que estão na vanguarda mundial no que toca a tecnologia têxtil  – e por isso são o mais importante expositor presente na Techtextil/Texprocess North America, que decorre no Georgia World Congress Center, em Atlanta.

Do total de 563 expositores, 66 são alemães, agrupados numa embaixada auto-intitulada High Tex from Germany que ocupa uma área de 1 300 metros quadrados.

“Depois da Europa, os Estados Unidos são o mercado mais importante para as companhias têxteis alemãs. Para nós,  como representantes do setor, esta apresentação conjunta, sob a designação High Tex from Germany, é uma excelente oportunidade para cultivarmos os contactos que temos e ainda para fazer novos. Estamos trazer a nossa tecnologia para os clientes americanos”, resumiu Marc Lorch (Zwisseler Holding), o presidente dos expositores presentes na Techtextil, que encerra amanhã.

O que a embaixada alemã está a apresentar em Atlanta é o resultado do trabalho de uma impressionante rede de i&d especializada na têxtil, constituída por 16 centros tecnológicos  e 1 400 investigadores, cujos resultados já há muito extravasaram os limites dos vestuário e invadiram outros setores, onde se tornaram cada vez mais imprescindíveis.

“Parece que não é têxtil, mas é”, comentou o representante da alemã Sandler, antes de começar a descrever as qualidades do seu produto, 100% poliester, que tem uma enorme eficiência no isolamento acústico e pode ser aplicado no chão, paredes ou tetos.

“O setor militar, o vestuário de proteção, as industrias automóvel e aeroespacial, a medicina, a arquitectura e a construção, são áreas em que a têxtil terá uma presença cada vez maior”, garantiu Detlev Ruenger, o cônsul geral da Alemanha, que tem a seu cargo seis estados norte-americanos  (Georgia, Alabama, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Tennessee e Mississipi), habitados por 39 milhões de pessoas,  que no seu conjunto têm um PIB superior ao italiano  – e onde atuam 1 200 companhias alemãs.

“O futuro são têxteis sustentáveis, inteligentes e inovadores, o que implica tecnologia. A tecnologia é fator critico”, explicou Patrick Specht, que trouxe a Atlanta o apoio do Ministério da Economia e Energia alemão. “Estamos aqui para apoiar as exportações alemãs para fora da Europa”, acrescentou.

 

Na foto, a gorda representação da High Tex From Germany e da Messe Frankfurt, corta simbolicamente a fita e inaugura a Techtextil/Texprocess 19.

Partilhar