14 março 19
Têxteis técnicos

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Heliotextil e U. Aveiro à descoberta de novos materiais

A Heliotextil e a Universidade de Aveiro têm em curso um projeto de investigação de novos materiais condutores de base não metálicos, orçado em um milhão de euros e a desenvolver em três anos.

O projeto Candade visa, de acordo com Miguel Pacheco, CEO da Heliotextil, a criação de novos materiais não metálicos, condutores e com elasticidade, sensores mais leves e nano, que possam ser aplicados à indústria têxtil.

“É um desafio muito interessante”, classifica o líder da empresa de S. João da Madeira, que combina na sua oferta produtos tradicionais (fitas, passamanarias, elásticos, etiquetas, etc) com outros de alta tecnologia, que surgiram na sequência de uma aposta na subida na cadeia de valor através da combinação de têxtil e eletrónica.

Pulseiras com incorporação de RFID e informação encapsulada, que começaram por ser usadas na Viagem Medieval da Feira e são hoje o pão nosso de cada dia em todo os grandes festivais de verão nacionais (Super Bock Super Rock, NOS Alive, Vodafone Paredes de Coura, Primavera Sound, etc) foram o primeiro passo desta transição da Heliotextil do produto tradicional para o produto mais técnico. Esta tecnologia, baptizada BarceIn, tem sido aperfeiçoado e prepara-se para ser exportada.   

A Smart Touch Glove (luvas com capacidade de toque em ecrãs tácteis), bolsos funcionais com impressão de teclados tácteis e o Colfit (um casaco desenvolvido em apreciar com a Damel para trabalho em câmaras frigorificas, que tem um barra de aquecimento e cuja temperatura interior é regulável a partir de uma aplicação no telemóvel) são três dos produtos hi-tech da Heliotextil que já foram premiados nacional e internacionalmente.    

Duas tecnologias desenvolvidas internamente pela empresa liderada por Miguel Pacheco – a coversealings (reduz drasticamente o desperdício dos bolsos adesivos), e a eprint (que substitui os transferes tradicionais por eletrónica impressa) – estão em vias de serem patenteadas.

Em 2018, a Heliotextil, que emprega 120 pessoas, fez um volume de negócios na ordem dos cinco milhões de vendas, o que representa um crescimento de 10% face ao ano anterior. 

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