17 Abril 2017
Saúde

T

Geritex desenvolve sistema de contenção para acamados

A Geritex tem no mercado “uma manta de segurança transpirável para cama convencional, articulada ou hospitalar com 11 pontos de fixação à estrutura da cama por sistema de cinta e mola de fecho, reguláveis individualmente”. Este sistema certificado pelo Infarmed, é designado como SafetyBed System e é um dos dispositivos médicos, que utilizam têxtil, e que são vendidos por esta start up criada no Porto em Março de 2016.

Acumulando já 30 anos de conhecimentos e experiência na área dos dispositivos médicos, a Geritex foi criada por Ricardo Pacheco, 38 anos e o irmão Alexandre, 32 anos.

“Somos certificados no Infarmed, fabricamos dispositivos médicos e apostamos no desenvolvimento de produto”, diz Ricardo, acrescentando que o objectivo da Geritex “é o de colmatar falhas existentes no mercado de forma a poder ajudar quem precise de uma nova solução”.

A empresa faz também com sucesso diversos produtos que previnem as úlceras de pressão, designadamente colchões anti-escaras e almofadas de decúbito e ou posicionamento.

Neste dispositivo de contenção ou segurança (SafetyBed System), que é feito com polyester transpirável 3D, a Geritex contou com a colaboração da OldCare no desenvolvimento e do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo que fez um vídeo sobre a utilização da manta nos utentes desta instituição e que só no primeiro dia teve mais de 15 mil visualizações.

A manta “elimina a capacidade de saltar as grades laterais de protecção das camas hospitalares, evita o risco de queda acidental da cama por desorientação, tanto em camas convencionais, como articuladas ou hospitalares”. “Permite posicionar a pessoa ao longo do sono em vários decúbitos ajustando o dispositivo a cada posicionamento, permitindo liberdade de movimentos, sem imobilizar nenhum dos membros, ou qualquer outra parte do corpo, diminuindo a ansiedade do doente. Evita o risco de úlceras de pressão por fricção ou imobilização por longos períodos”, diz a empresa.

Ainda de acordo com a Geritex, o SafetyBed System é indicado para pacientes em estado de desorientação ou estado demencial, que tentem levantar-se sozinhos da cama e que por motivos de falta de força muscular ou descoordenação motora apresentem um alto risco de queda.

De Março a Dezembro de 2016, esta start up, que tem cinco funcionários, teve um volume de negócios de 105 mil euros, mas só no primeiro trimestre deste ano a faturação foi já mais de metade de todo o valor do ano passado.

A Geritex está também a desenvolver novos colchões, utlizando material BioPruf, que é antibacteriano, antifúngico, ignífugo, bi-elástico e impermeável, cumprindo assim a exigência do ambiente hospitalar.

A Geritex compra a maior parte das matérias-primas em Portugal e desenvolve depois os seus produtos em função da procura. “Trabalhamos para um nicho de mercado, que são pessoas idosas e acamadas, e que representam 95% daquilo que fazemos. Os restantes cinco por cento são para pessoas que procuram conforto e bem-estar”, diz Ricardo Pacheco.

 

 

Partilhar