15 Maio 2018
Sustentabilidade

T

Filasa inova com fibra obtida da madeira

A Filasa, empresa de fiação do Grupo Lasa, é pioneira na sustentabilidade nos fios em viscose, assumindo em toda a sua produção o uso da nova fibra da Lenzing, a Ecovero, que é obtida da madeira.

Depois de ter sido a primeira empresa de fiação a aderir à iniciativa para usar algodão sustentável, o BCI (Better Cotton Iniciative), a Filasa continua assim a marcar pontos.

A EcoVero é uma fibra de viscose que cumpre as rigorosas diretrizes do Ecolabel, e onde os impactos no consumo de água e emissões de gases são 50% menores do que na produção de uma viscose genérica.

A fibra Lenzing EcoVero é obtida da madeira, que provém de plantações florestais sustentáveis certificadas de forma independente por associações líderes do sector como a FSC e a PEFC.

Um sistema produtivo especial permite a identificação das fibras EcoVero no produto final, muito depois das etapas de processamento têxtil terem sido concluídas. Esta possibilidade de verificar facilmente as fibras originais, significa que os retalhistas e as marcas podem asseverar que incorporam fibras de viscose ecológicas e não qualquer viscose genérica sem qualquer objetivo de sustentabilidade. Desta forma os consumidores podem ter certeza de que estão a comprar vestuário de viscose sustentável.

Esta tecnologia de identificação vem trazer mais valias a todos os produtores têxteis e marcas de moda, tornando os seus produtos mais transparentes e com garantia de sustentabilidade para os consumidores.

A Filasa – Fiação Armando da Silva Antunes S. A., nasceu em 1986 e, muito rapidamente, se transformou numa importante referência no setor da fiação tanto a nível nacional como europeu, sendo atualmente a segunda maior fiação na União Europeia.

Parte integrante do Grupo Lasa, dirigido por Fátima Antunes (na foto), a Filasa está equipada com a mais recente tecnologia de fiação, produzindo todo tipo de fios em várias técnicas (800 toneladas fio mês).

Presentemente conta nos seus quadros com cerca de 250 colaboradores e opera em Guimarães numa área industrial superior a 15.000 m2.

Partilhar