13 Julho 2017
Investimentos

Raposo Antunes

Famalicão Made IN apoiou criação de 18 novas têxteis

Uma em cada cinco das novas empresas criadas com o apoio do Famalicão Made IN é do setor têxtil e do vestuário. Traduzindo em números globais, entre Outubro de 2014 e Junho de 2017 foram criadas 87 novas empresas, das quais 18 são da ITV.

Os resultados globais do projeto Famalicão Made IN foram apresentados por Paulo Cunha, presidente da Câmara de Famalicão (na foto à esquerda, durante uma visita à Camisaria Machado), dos quais se destacam o número de empregos diretos criados (1.128) com o apoio do programa, o número de novas empresas (87) e o volume de investimento captado para o município (113,7 milhões de euros).

O sector têxtil foi o mais representativo tanto em relação ao número de novas empresas criadas como no que diz respeito à criação de postos de trabalho, área em que a ITV representou quase metade dos novos empregos gerados por este projecto lançado pela autarquia famalicense – dos 1128 empregos directos criados, 533 foram no sector têxtil e do vestuário.

No que diz respeito ao investimento, as 18 novas empresas da ITV propõem-se realizar 14,281 milhões de euros dos 113,7 milhões que o Famalicão Made IN aponta.

Os resultados foram apresentados no passado fim-de-semana, numa festa que juntou os principais responsáveis autárquicos e grande parte dos empresários, empreendedores e outras entidades que estiveram unidas em torno do projeto lançado por Paulo Cunha, logo que assumiu o poder autárquico.

O autarca considera que uma das maiores virtudes deste programa foi o de ter conseguido mudar o paradigma do relacionamento das empresas e dos empreendedores com a própria autarquia. “Até há alguns anos havia uma ideia cristalizada do relacionamento da câmara com as empresas e até havia os empresários que esperavam que as câmaras não fizessem muito nesta relação para que não ‘estragassem’ os seus negócios”, disse, acrescentando que “não duvida que o Famalicão Made IN é hoje uma força que não se vê, mas que se sente e que ajuda as empresas a ir mais longe”.

Entre os elementos apresentados figura o número dos alunos que frequentaram programas de educação para o empreendedorismo e que, só no ano letivo 2016-17 foram 530. Aliás, 53% dos jovens que estudam em Famalicão optam pelo ensino profissional o que coloca este município – há vários anos – além das metas nacionais e que este Governo estabeleceu em 50%.

Agora e para o futuro, Paulo Cunha assegura a continuidade do Famalicão Made In e dos seus eixos de atuação, concretamente, Famalicão Made Incubar, onde encaixa a incubadora Made IN e a Geração Made IN, o Famalicão Made Investir, com o apoio e acompanhamento de investimentos e o Famalicão Made Incentivar, onde encaixa o roteiro de promoção e valorização empresarial. “Se no passado este programa esteve ao vosso lado e correspondeu às vossas ambições e necessidades, no futuro continuará a saber estar ao vosso lado”, garantiu Paulo Cunho aos participantes na festa.

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