06 outubro 20
União Europeia

T

Euratex pede rapidez e estratégia à Europa

Com os dados mais recentes a confirmarem que o setor têxtil europeu caiu 25% e o de vestuário encolheu 35% – e numa altura em que a procura de produção oriunda da China volta a ter forte aumento – a federação europeia de associações têxteis, a Euratex (de que a ATP faz parte), pede à União Europeia que implemente rapidamente o seu plano estratégico de reforço da componente industrial comum.

O presidente da Euratex, Alberto Paccanelli, referiu, depois de uma reunião daquela estrutura no final da semana passada, que estes números são um sinal de alerta para a União Europeia. “A presidente Ursula von der Leyen anunciou uma atualização da Estratégia da Indústria da União; eu pediria que implementasse o que foi prometido, antes de anunciar novas estratégias: garantir condições de concorrência equitativas para as nossas empresas, desenvolver uma indústria resiliente, apoiar a inovação, etc. Colocámos propostas sobre a mesa, mas não conseguimos ver progresso”.

Com a Estratégia de Recuperação apresentada à Comissão Europeia em junho – como o T Jornal noticiou na altura – a Euratex propôs estabelecer uma aliança estratégica no setor para: apoiar a inovação e digitalização da indústria; fazer da sustentabilidade uma fonte de competitividade; e garantir o comércio livre e justo.

Na realidade, “vemos uma escalada da guerra comercial com os Estados Unidos, não vemos nenhum progresso nas negociações com o Reino Unido (o nosso mercado de exportação mais importante), vemos segmentos da nossa indústria excluídos do sistema de compensação da emissão de carbono, vemos uma redução do financiamento da investigação, vemos produtos alvo de aquisições duvidosas”, disse Paccanelli.

A Euratex afirma que “queremos estabelecer um diálogo positivo com a União para construir uma indústria de têxteis e vestuário moderna e competitiva, como pilar essencial da economia europeia. Mas esse diálogo deve levar a resultados tangíveis”.

A indústria têxtil e do vestuário da União agrega cerca de 160 mil empresas, que empregam 1,5 milhões de trabalhadores e responde por mais de 61 mil milhões de euros de exportações.

Partilhar