25 fevereiro 21
Indústria

T

Euratex exige à UE firmeza contra a concorrência desleal

A Euratex exige à Comissão Europeia uma posição firme no combate à concorrência desleal e a convergência de fundos estruturais para o processo de reindustrialização. A confederação que reúne a indústria têxtil europeia pede ainda que se “estabeleçam as condições para a competitividade e resiliência futuras” do sector têxtil. No total, a indústria textil agrega na EU cerca de 16 mil empresas, assegura mais de 1,5 milhões de postos de trabalho e gera 162 mil milhões de euros de volume de negócios por ano.

As exigências da Euratex são expressas num comunicado que evoca a comemoração da 4ª edição dos Dias da Indústria da União – entre 23 e 26 de fevereiro , onde igualmente alerta os responsáveis da Comissão Europeia para que se a Europa “pretende não perder este ativo, deve tomar uma série de medidas” urgentes. Entre elas, destaca “uma vigilância eficaz do mercado para evitar a concorrência desleal e garantir condições de concorrência equitativas”.

A Europa “possui os mais rígidos padrões sociais e ambientais e deve proteger a qualidade de seus produtos” contra produtores que não cumprem os mesmos requisitos, reforça a posição da Euratex, que deixa o exemplo das máscaras que invadem a Europa e que, não cumprindo essas normas apertadas, acabam por constituir um perigo público. “É hora de agirmos sobre isto”, conclui.

Por outro lado, a Euratex lembra que “a Europa deve apoiar a transição para uma indústria mais sustentável e digital através de fundos e programas específicos. Com efeito, as PME, devido à sua dimensão e capacidade, não têm condições de inovar produtos e processos a curto prazo. Além disso, o setor deve reduzir os riscos futuros, diversificando as suas cadeias de abastecimento e promovendo a produção de proximidade. A Europa pode voltar a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de uma nova política comercial”.

Sustentabilidade, economia circular, transição verde e aposta no digital são os quatro pilares da indústria do futuro, diz a Euratex, à qual uma maioria significativa das empresas do sector nunca acederá se não houver uma aposta clara e inequívoca de suporte por parte da Comissão e dos Estados-membros.

Finalmente, a associação recorda que “a Europa deve ter uma abordagem coerente ao legislar em diferentes áreas. Todas as políticas, desde o Acordo Verde até a estratégia para Produtos Químicos Sustentáveis, desde a Estratégia Comercial da União até a Estratégia Industrial, devem ser consistentes e não prejudicar a indústria”. De contrário, “as consequências serão fatais”, concluiu o documento.

Partilhar