02 dezembro 2020
Inquérito

T

Empresas com forte redução no volume de negócios

O último inquérito às empresas da ATP mostra que cerca de 30% esperam uma redução até metade do seu volume de negócios no último trimestre, enquanto outras 29% apontam que essa redução irá até aos 25%. São 17% as que apontam para perdas superiores a 50%, ligeiramente abaixo das 19% que dizem não sentir qualquer redução.

Igualmente em termos homólogos, as expectativas para o primeiro trimestre de 2021 alinham pelo mesmo diapasão, com 26% das empresas a apontarem para perdas até 50% e 29% a estimarem que não ultrapassarão os 25% do volume de negócios. São 17% as que esperam manter o volume de negócios idêntico ao mesmo período do ano corrente.

Já quanto ao impacto emprego no final deste ano, a grande maioria (63%) respondeu que não teve qualquer redução, apontando apenas 10% das empresas reduções entre um quarto e metade do pessoal. Apenas 3% referem uma redução superior a 50% no número de empregados.

Das quase 200 empresas que responderam à iniciativa da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, a grande maioria são de pequena (38%) ou média (35%) dimensão, ou seja com planteis entre os 10 e 250 trabalhadores e volume de negócios até aos 50 milhões de euros.

Pode consultar aqui o documento com o quadro de todas as trespostas.

Partilhar