06 Abril 21
Sustentabilidade

T

Compete 2020 avalia Economia Circular na ITV portuguesa

O programa operacional de competitividade e internacionalização Compete 2020 está a realizar um inquérito junto das empresas do sector têxtil para avaliar o nível de profundidade que os processos sustentáveis já conquistaram na fileira. “É crucial transitar de uma economia linear para uma economia circular”, diz o programa, pedindo a todas as empresas para participarem.

A ação foi lançada no início desta semana e está disponível a todas as empresas. O programa Compete 2020 pede aos empresários do sector para responderem a este inquérito, que visa servir de base para o estudo dos níveis de sustentabilidade da ITV portuguesa. “Pretende-se analisar quais as empresas têxteis que já implementaram processos sustentáveis nas suas empresas e quais as dificuldades, benefícios e desafios que estas enfrentam”, explica a plataforma.

Um dos principais pontos do estudo foca-se na emergência de matérias-primas recicladas e recicláveis, como condição para a produção de vestuário de forma circular. Sendo já reconhecidas muitas empresas com passos dados nesta matéria, o programa Compete 2020 quer saber quantas empresas já apostam em fibras como as PET ou as naturais não tradicionais, como canhâmo ou a urtiga.

O consumo de água, a escolha das fontes de energia ou a tipologia dos corantes mais utilizados são outras das áreas que o Compete 2020 está interessado em estudar junto da fileira têxtil nacional.

Partilhar