10 setembro 19
Têxtil e Moda

T

Cluster Têxtil assina pacto para a Competitividade

O Cluster Têxtil e da Moda  assina com o Governo o Pacto Setorial para a Competitividade e Internacionalização, que, no âmbito do Programa Interface, pretende ser mais um instrumento de criação de condições ideais para a internacionalização dos negócios empresariais.

Com este objetivo de consolidar o papel dos clusters de competitividade, a assinatura do protocolo, com a presença do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira,  terá lugar amanhã, dia 11 de setembro, pelas 09h45, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro.

Até ao momento, foram assinados seis documentos entre Governo e as entidades responsáveis pelos clusters, “com o compromisso de aproximação entre agentes públicos e privados em torno de uma estratégia conjunta para o crescimento das diferentes cadeias de valor”, como refere o IAPMEI.

A abertura da sessão estará a cargo do presidente daquele organismo, Nuno Mangas, que dará o mote para o início dos trabalhos. A partir das 10h15 terá início a formalização dos 10 pactos setoriais nas seguintes áreas: para além do têxtil e da moda, estarão presentes os clusters da aeronáutica, espaço e defesa, calçado e moda, ferrovia, habitat sustentável, mar português, petroquímica, química industrial e refinação, recursos minerais, smart cities e tecnologias de informação, comunicação e elctrónica. O encerramento será conduzido pelo Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

No âmbito do Programa Interface, lançado em 2017, o Governo reconheceu clusters de competitividade de vários setores. “Estas plataformas agregadoras de conhecimento e competências assumem hoje um papel central na política industrial e na economia portuguesa e têm contribuído de forma notável para o reforço da competitividade do país”, reforça ainda o IAPMEI.

Partilhar