08 de Janeiro 20
Guimarães

T

Bienal de arte têxtil dá-se a conhecer em Frankfurt

O maior fórum mundial de têxteis lar foi o palco eleito pela organização da CONTEXTILE – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea para lançar a 5ª edição do evento que irá decorrer em vários espaços públicos e culturais de Guimarães.

“Para nós, o têxtil é arte e esta Bienal é uma oportunidade de mostrarmos a nível internacional o nosso valor”, destacou o presidente da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, Mário Jorge Machado, que a par do diretor da Bienal, Joaquim Pinheiro, e de Ricardo Costa, vereador das Atividades Económicas da Câmara de Guimarães, protagonizaram a sessão que decorreu esta quarta-feira no stand da Associação Selectiva Moda, na Heimtextil.

O sucesso da CONTEXTILE no sentido de dar outras abordagens ao têxtil foi igualmente referido pelo presidente da ATP, cabendo a Ricardo Costa relembrar que “o têxtil é hoje muito mais do que função, é também design, é arte” e “a Heimtextil é o melhor palco para apresentar a CONTEXTILE ao mundo”.

Pelas últimas quatro edições do evento, “passaram mais de 100 mil pessoas e estiveram diretamente ligados mais de 700 artistas nacionais e internacionais”, expôs o diretor da Bienal n«mostrando também que ara Joaquim Pinheiro a missão da CONTEXTILE é a de “colocar o têxtil no contexto da arte contemporânea e numa inserção do território de Guimarães, sempre em parceria com a indústria”.

A próxima edição da CONTEXTILE decorrerá de 5 de Setembro a 25 de Outubro de 2020 em vários espaços públicos culturais espalhados pela cidade de Guimarães.

 

 

Partilhar