15 Janeiro 2018
Estilista

T

Azzedine Alaïa homenageado no Design Museum

Falecido em Novembro, o mestre da costura Azzedine Alaïa vai ter uma exposição retrospectiva em Londres, no Design Museum. A abertura está já marcada para 10 de Maio e ficará em cartaz até 7 de Outubro exibindo mais de 60 criações notáveis de Alaïa dos últimos 35 anos, assim como instalações arquitectónicas que executou em parceria com artistas como Kris Ruhs e Tatiana Trouvé.

Intitulada “Azzedine Alaïa: The Couthurier”, a mostra tem a particularidade de ter sido concebida com a participação do próprio homenageado, vitimado por uma paragem cardíaca já depois de ter colaborado com o curador Mark Wilson na escolha das peças e no modelo de exposição que estava já programada para museu, que foi recentemente inaugurado.

O estilista de origem tunisina ficou famoso pela sua particular capacidade para moldar a silhueta feminina, com recurso a diferentes materiais, cortes e formas inovadores. Mesmo nunca tendo feito questão de fazer parte do star sistem da moda, Alaïa era tido como um ídolo por muito estilistas como era o caso de Rei Kawakubo (Comme des Garçons) que o definiu como “um profissional de alma e coração”.

Partilhar