9 Outubro 2017
AuxDefense

T

Materiais avançados de proteção debatidos em Braga

O consórcio AuxDefense, financiado pelo Ministério da Defesa Nacional, vai organizar já esta quarta-feira, dia 11 de outubro, no Mosteiro de Tibães, em Braga, o 2.º Workshop AuxDefense, sobre o tema “Sistemas de Defesa Militar – Materiais Avançados”, onde serão debatidos os avanços e o futuro dos sistemas de proteção militar.

O evento contará com a presença do Ministério da Defesa na sessão de abertura e terá três momentos-chave: um que diz respeito às oportunidades que existem no setor da defesa, outro onde será promovida uma tertúlia na qual se pretende debater os novos desafios existentes na Defesa, e um último onde será apresentado o projeto AuxDefense.

O AuxDefense é uma iniciativa financiada pelo Ministério da Defesa Nacional que tem como objetivo o desenvolvimento de equipamentos de proteção individual avançados com elevada resistência ao impacto, corte e perfuração e de componentes de equipamentos militares (compósitos) com excelente resistência ao impacto.

Do AuxDefense resultam diversos produtos inovadores, incluindo coletes e capacetes balísticos e fardamento de combate, incluindo joelheiras e cotoveleiras, recorrendo a estruturas com comportamento auxético que serão, no futuro, o equipamento de ponta das forças militares.

O conhecimento gerado no desenvolvimento destes produtos será dado a conhecer a partir de uma Plataforma Internacional de Materiais Avançados para a Defesa. Para além disso, poderá ser utilizado pelas entidades do consórcio, no pós-projeto, em setores distintos onde as necessidades de absorção de energia e resistência ao impacto, corte e perfuração, assumem um papel preponderante, trazendo uma valorização económica do financiamento atribuído ao projeto.

Para setembro de 2018 espera-se a organização de uma conferência internacional no âmbito do AuxDefense.

O proponente do projeto é a TecMinho – Interface da Universidade do Minho, através da Plataforma Internacional Fibrenamics. A esta entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional uniram-se duas entidades militares – o Exército Português e a Força Aérea Portuguesa – e várias entidades empresariais: LMA, Latino Group, Fibrauto, Sciencentris e IDT Consulting.

O consórcio fica completo com duas instituições de ensino e investigação internacionais, nomeadamente a Hong Kong Polytechnic University e a britânica Plymouth University.

Programa

14h30 Abertura

Ministério da Defesa

Universidade do Minho

AuxDefense

14h45

Oportunidades na Defesa

Cdr. Luís Arsénio Ministério da Defesa

15h00

Tertúlia “Novos Desafios da Defesa”

Centro de Investigação | Academia da Força Aérea (CIAFA)

Centro de Investigação | Academia Militar (CINAMIL)

Felipe Pathé Duarte – ISCPSI/UAL e VisionWare

16h00

Projeto AuxDefense

Raul Fangueiro Universidade do Minho

 

Na foto: consórcio Aux Defense

Partilhar