10 fevereiro 2017
Investimento

T

Angola já tem três grandes fábricas de tecidos

Angola conta com três grandes fábricas de tecidos já em laboração (Texang II, Satec e Alassola), na sequência do programa de reabilitação e ampliação da indústria têxtil financiado através de uma linha de crédito do Governo japonês.

Embora não conste da agenda oficial da visita que o ministro dos Negócios Estrangeiros português inicia hoje em Luanda, o renascimento do sector na antiga colónia não deixará certamente de ser tema de conversa nos encontros com o dirigentes angolanos. Não só pelas antigas relações neste sector, mas sobretudo a pela relevância que a ITV portuguesa assume actualmente no contexto mundial.

A par de Luanda, Augusto Santos Silva desloca-se também a Benguela, província onde se localiza outra das novas fábricas de tecidos.

É na capital angolana que está Textang II, mais vocacionada para o fabrico de tecidos para confecção de fardas militares  e produção de variedades de uniformes.  A SATEC – Sociedade Angolana de Tecidos Estampados Comerciais, no Cuanza Norte, dedica-se à produção de malhas para confecção de roupas. Já a Alassola (antiga África Têxtil), que fica em Benguela, tem como segmento de produção os tecidos para o lar.

Partilhar