07 novembro 19
Slow fashion

T

Aly John, a moda denim que é feita para durar muitos anos

Peças concebidas para durar anos e produzidas essencialmente com materiais orgânicos é o caminho da Aly John para a redução do desperdício e do consumo de energia. A nova coleção da marca especializada em roupa denin, aprofunda as preocupações de sustentabilidade que já fazem parte do seu ADN e permitem, numa lógica de inovação, a utilização otimizada de menos recursos naturais.

É um conhecimento que resulta de 30 anos de experiência “no qual se destaca a sensibilidade da mão humana, a escolha de materiais e o ‘fitting’ certo, faz com que a Aly John crie jeans intemporais e de qualidade superior”, como refere a empresa.

Sendo moda e preservação aparentemente incompatíveis, a Aly John procura ultrapassar a questão investindo na ‘slow fashion’, “que significa repensar o consumo e ser sustentável em todo o processo de fabrico, agindo de forma consciente”. É, em suma, “voltar às origens”. Como? “Todas as nossas peças são lavadas em lavandarias nacionais com certificados Ecotex e Gots e todas elas se encontram num raio de 20 km das instalações da Aly John. Não há lugar para químicos perigosos e nocivos e todas as encomendas enviadas vão em sacos feitos de tecido usado em testes de qualidade, substituindo as convencionais caixas de cartão”.

A nova coleção é um conjunto de 19 peças produzidas essencialmente com materiais orgânicos e “produzidas para durar anos, levando assim a uma redução do desperdício de matérias-primas e uma redução do consumo de energia que a produção massificada exige”.

A marca Aly John foi criada em 1986 por Manuel Lamosa, um apaixonado pela arte de fazer calças de ganga, todas as peças são feitas em Guimarães, por uma equipa familiar que não ultrapassa as seis pessoas, e têm uma frase bordada no forro e, no caso das calças de ganga, podem ser personalizadas pela cliente, que para além do tamanho tem a opção de escolher o comprimento da perna.

Partilhar