24 abril 20
Internacionalização

T

AICEP prevê reprogramação dos projetos adiados

O presidente da AICEP, Luís Castro Henriques, disse que “assim que for possível estabilizar a retoma da atividade das associações empresariais, estão previstas medidas no sentido de aceitar a reprogramação temporal e física da execução dos projetos”. O tema é abordado em entrevista ao jornal Vida Económica.

É uma resposta à nova realidade, avança, esclarecendo que “de acordo com uma orientação técnica dada pelo Governo, as verbas poderão ser realocadas a novas ações, a definir pelas associações”. E explica que “Há organizações de feiras que já estão a propor outros formatos, por exemplo, algumas delas passam a ser realizadas em formato digital ou então são dedicadas apenas para profissionais do setor, mais segmentadas, com menos público, mas mais focado para os objetivos a alcançar.”

O responsável pelo apoio governamental à internacionalização afirma ainda que “as despesas comprovadamente suportadas pelos beneficiários em iniciativas ou ações canceladas ou adiadas por razões relacionadas com a Covid-19, previstas em projetos do Portugal 2020, nomeadamente nos incentivos à Internacionalização PME e à formação profissional, serão elegíveis para reembolso”.

Na entrevista, Luís Castro Henriques teve ainda oportunidade de lançar o e-commerce como uma fonte alternativa de negócios, que, nestes tempos de pandemia, pode assumir uma preponderância inesperada: “As empresas portuguesas já começam a olhar com atenção para o ‘e-commerce’, mas há ainda um caminho de capacitação a fazer. E é por isso que a AICEP tem apostado, desde há dois anos, no desenvolvimento de uma série de produtos e serviços com foco no e-commerce”.

“Continuamos a promover parcerias com ‘marketplaces’ para dar às empresas portuguesas a oportunidade de conhecerem o potencial de negócio e o funcionamento destas plataformas. Acreditamos que esta oferta será muito útil para as empresas que queiram expandir-se através da exportação online”, disse ainda.

Partilhar